sectores

Frigoríficos

Enviar este artículo por Correo Electrónico                          

   Brasil

     
 

AVÍCOLAS │SINDICATOS FÓRUM SOCIAL

A CONTAC participou
do Fórum Social

Denunciou as péssimas condições de trabalho no setor avícola

 

Galería Fotográfica  
 
   

 

 

 O Fórum Social Temático, realizado em Porto Alegre entre os dias 24 e 29 de janeiro passado, foi uma atividade destinada a preparar a próxima reunião do Rio+20, a ser realizada no período de 20 a 22 de junho. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (CONTAC) participou da atividade com a sua Campanha de Trabalho Decente para o Setor Avícola. Sirel dialogou sobre o assunto com Siderlei de Oliveira, presidente da Confederação.
 
 

Siderlei explicou que, como na programação do Fórum Social Temático foi incluído o tema “num espaço referido à economia sustentável e à soberania alimentar”, e como estas são questões que desenvolvemos, a CONTAC participou.
 
O Presidente da CONTAC lamentou que "o Fórum não tivesse sido organizado pelo movimento sindical, mas pelas organizações ambientais. Para os trabalhadores foi complicado, porque havia uma desorganização bastante grande. Ninguém sabia onde eram as nossas plenárias. As atividades estavam muito distantes umas das outras. Isto dificultou a participação".
 
No entanto, a CONTAC atingiu o seu objetivo porque "montamos um estande onde divulgamos nossa campanha contra as condições de trabalho precárias e penosas nos frigoríficos do Brasil.
 
Aproveitamos a presença maciça de estrangeiros para utilizar o nosso símbolo da campanha: o frango gigante empurrando uma trabalhadora em cadeira de rodas. Foi novamente um sucesso e atraiu a curiosidade de muitos participantes que saíram de lá com as respectivas informações", disse ele.
 
Siderlei manifestou a sua satisfação neste nível porque "informamos às pessoas de todo o mundo usando um material que tínhamos preparado em conjunto com a Rel-UITA em inglês, alemão, espanhol e português, além da exposição do documentário “CARNE OSSO”, uma realização da ONG Repórter Brasil, onde são mostradas imagens chocantes e depoimentos que caracterizam o padecimento cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros.
 
Esperamos que essa ação venha colaborar para  o aumento da pressão externa sobre estas empresas avícolas e no avanço das negociações para acabar com tantos lesionados e tanto padecimento".

Carlos Amorín

Rel-UITA

7 de fevereiro de 2012

 

 

 

 

  Foto: CONTAC

 

 artículos relacionados 

9-8-2011  Brasil | FRIGORÍFICOS | Direitos Humanos
CONTAC no Festival de Cinema de Gramado

Apresentação do Filme CARNE E OSSO
Galeria Fotográfica 
 
CONTAC

22-7-2011  Brasil | FRIGORIFICOS | DH  Español  Versão PORTUGUÉS 
"Carne Osso" retrata trabalho nos frigoríficos brasileiros
Quem trabalha em um frigorífico se depara diariamente com uma série de riscos que a maior parte das pessoas sequer imagina 
Repórter Brasil 

19-7-2011  Brasil | Frigoríficos | SAÚDE
Carne Osso - Trailer 
O trabalho em frigoríficos  
Repórter Brasil 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905