sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

   Brasil

     
 

Com Siderlei de Oliveira

Análise sindical sobre a Norma Regulamentadora: balanço positivo

 

No dia 23 de agosto próximo passado, em Curitiba, reuniram-se os representantes de vários sindicatos, que têm em sua base trabalhadores do setor frigorífico, para discutir quais ações serão levadas adiante em apoio à aprovação da Norma Regulamentadora (NR) para o setor, enquanto esta permanecer na fase de Consulta Pública.
 

O Sirel conversou com Siderlei de Oliveira, presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Agroindústrias (CONTAC), que qualificou os resultados do encontro como positivos.
 
"Os sindicatos se reuniram para analisar que caminhos irão tomar enquanto a NR estiver na etapa de Consulta Pública. Por enquanto, os trabalhadores consideram que a norma contempla os principais pontos que incidem diretamente na melhoria das condições de trabalho no setor.

Os empresários estão pressionando as autoridades a retirarem da norma os pontos mais importantes para os trabalhadores.

 
No entanto, continuou Siderlei, os empresários estão pressionando as autoridades a retirarem da norma os pontos mais importantes para os trabalhadores, tais como o tempo de exposição ao trabalho insalubre e as pausas para o descanso para aqueles que realizam tarefas repetitivas, entre outros.
 
Por essa razão, estamos vendo um plano de ação para que o documento final tenha um conteúdo que incida favoravelmente sobre as condições de trabalho nos frigoríficos".
 
Esta primeira reunião foi positiva e já ficou acordado um novo encontro, que será em 8 de setembro próximo, em Porto Alegre. Segundo Siderlei, nesta ocasião contarão com mais dados provenientes da Consulta Pública, permitindo-lhes ajustar melhor as ações a serem implementadas.
 
"Estamos avaliando a realização de uma forte campanha de mídia, incluindo cartazes, jornais e spots no rádio e na televisão, para promover a aprovação da NR, que após esta etapa voltará para a Comissão Tripartite Partidária Permanente, da qual faço parte, para uma revisão final antes de ser aprovada pelo Ministério do Trabalho", concluiu Siderlei.

 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

5 de setembro de 2011

 

 

 

 

artículos relacionados 

22-8-2011  Brasil | SINDICATOS | FRIGORÍFICOS  Español  Versão PORTUGUÉS  English Version
Con Siderlei de Oliveira
Norma Reguladora pasa a la etapa de Consulta Pública
Rel-UITA | Amalia Antúnez 

 


Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905