Argentina

Com Fernando Medina

“Enriquecemos notoriamente nosso conhecimento sobre as cadeias de hotéis espanholas na América Latina”

 

O secretário de Ação Sindical Internacional da Federação Estatal de Comércio, Hotelaria e Turismo das Comisiones Obreras (FECOHT - CCOO), Fernando Medina, contou com detalhes para Sirel as suas primeiras impressões sobre os resultados da Conferência “Cadeias de hotéis espanholas na América Latina e Liberdades Sindicais” realizada recentemente em Buenos Aires.

 

“Por conta de uma avaliação que será feita mais adiante para se ver os resultados concretos desta reunião, podemos destacar três coisas: a primeira é que o relatório apresentado pela Rel-UITA é uma ferramenta verdadeiramente útil, já que permite conhecer bem uma realidade que pretendemos transformar e, como foi dito no encontro, é necessário aprofundar e ampliar ainda mais esse relatório.

 

Outra conclusão é que pela primeira vez foi abordado, no marco da Secretaria Regional Latino-Americana da UITA, especificamente o problema das transnacionais espanholas da hotelaria e os problemas que existem em vários países para criar e manter organizações sindicais.

 

Em terceiro lugar destaco o grau de compromisso das federações e sindicatos da hotelaria da região, e também achei muito interessante a presença de alguns companheiros e companheiras do setor da restauração coletiva – ainda que não tivéssemos tratado diretamente dos seus problemas-, já que se trata de uma atividade que a UITA está buscando dinamizar e organizar a nível mundial com um Grupo de Trabalho. A integração, quando for o momento, destes companheiros do Chile e do Brasil contribuirá para reduzir o eurocentrismo nesse Grupo”, expressou Medina.

 

“No que se refere ao meu sindicato e a mim pessoalmente –acrescentou-, a satisfação pelo conhecimento que alcançamos com relação às transnacionais espanholas e à sua forma de atuar nesta região, que até agora só percebíamos de uma maneira muito intuitiva”.

 

“Nós da CCOO percebemos que, no caso destas empresas transnacionais, não é suficiente uma ação em nível nacional. Os crescentes investimentos destas cadeias de hotéis são dirigidos para fora das nossas fronteiras e isso, de uma maneira ou de outra, nos afeta. Se do ponto de vista da empresa é uma política de diversificação dos investimentos, o que dá certa proteção diante das crises que possam surgir a nível local, na área trabalhista isso pressupõe problemas.”

 

Há investimentos que devem ser realizados na Espanha, mas é mais rentável realizá-los fora -continuou Medina-. Em alguns países de América Latina estas empresas geram práticas trabalhistas claramente retrógradas por carências legislativas ou de organização dos trabalhadores, mas que amanhã poderiam ser importadas para o nosso país. Não podemos falar com uma cadeia espanhola só dos problemas na Espanha e nos esquecermos do resto do mundo. Se quisermos ser minimamente eficazes teremos que integrar estes dois planos. Para isso existem as nossas organizações sindicais internacionais, mas também são necessárias e positivas estas relações bilaterais entre a CCOO e a Rel-UITA, já que nos permite integrar perspectivas diferentes e defender melhor os interesses de nossos filiados na Espanha, pois do contrário isso seria muito mais difícil no futuro. Ou seja, além de expressar solidariedade, temos também um interesse próprio nesses intercâmbios”, concluiu Fernando Medina.

 

 

 

Em Buenos Aires, Carlos Amorín

Rel-UITA

7 de outubro de 2008

 

 

 

artículos relacionados

29-9-2008   Argentina
Queremos un convenio marco del sector HRCT a nivel global
“Las cadenas hoteleras españolas en América latina y las libertades sindicales"
Con Norberto Latorre

Rel-UITA | Carlos Amorín

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905