014 | 11 de dezembro | 2009  

 

 

 

Venezuela

No ex Margarita Hilton
estréia do novo modelo de gestão

 
O Ministério do Turismo da
Venezuela implementará no Hotel Macanao, o ex-Margarita Hilton, um novo modelo de gestão que ressaltará a participação dos trabalhadores, através de um Conselho de Trabalhadores. Para este fim, o governo começará a oferecer oficinas de motivação, de organização e de formação sócio-política para os funcionários do hotel, para definir os representantes do Conselho dos Trabalhadores, que será constituído em três meses, de acordo com o jornal de Caracas El Universal.

 
Sugestivamente, a direção do hotel está de acordo com a proposta, embora ela ainda não esteja totalmente definida. Para o coordenador de Segurança, Jesus Salcedo, o Hotel Macanao tem um grande potencial como uma "hotel escola" e acrescentou que "a coisa mais importante foi o que o presidente disse: levar o social a qualquer nível." Enquanto isso, o gerente do Departamento de Recepção, Daniel Martinez, explicou que "estamos formando a equipe de trabalho que vai compor as comissões para a formação do Conselho dos Trabalhadores, atendendo também a uma nova estrutura administrativa e ideológica dirigida à busca da igualdade de benefícios de todos os membros que compõem esta empresa. "
 
É preocupante constatar a utilização de conceitos como "conselho de trabalhadores", “ equipe de trabalho” e "comissões", todos eles impulsionados e orientados a partir do governo, sem qualquer menção a "sindicato" como organização representativa dos trabalhadores.

 

 

Colômbia
Crescem as divisas por turismo no primeiro semestre
 
A entrada de divisas gerada pelo turismo colombiano, durante o primeiro semestre do ano, atingiu 2.499 milhões de dólares, representando um crescimento de 7 por cento em comparação com o mesmo período de 2008, quando chegou-se a 2.263 milhões de dólares.
 
Cerca de 80.000 turistas espanhóis viajaram para o país em 2009.
 
Cerca de 80.000 turistas espanhóis terão viajado para a Colômbia até o final do ano de 2009, valor que representa um aumento de 10,7 por cento sobre o ano anterior. No total, a Colômbia espera fechar o ano com 2,5 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 7 por cento sobre 2008. Um milhão e meio desses turistas chegariam por via aérea.

 

 
Argentina

Grupo IHG abrirá dois hotéis
 

IHG, o maior grupo de hotéis do mundo, vai abrir dois estabelecimentos hoteleiros na Argentina, disse Álvaro Diago, diretor geral de Operações do grupo para a América Latina. O investimento inclui a chegada da cadeia de cinco estrelas Intercontinental para a cidade de Mendoza, no próximo mês de março, enquanto que a inauguração de um segundo Holiday Inn em Rosário está prevista para antes do final do ano.
 
Segundo Diago, o interesse do grupo pela
Argentina deve-se a que "a América Latina não participou da bolha imobiliária que estourou na Europa e nos Estados Unidos, o que, no caso da Argentina, soma-se ao fato favorável de que não depende tanto do turismo norte-americano como o México. Em média, a ocupação de nossos hotéis na região caiu 8 por cento durante este ano, em comparação com uma diminuição de 25 por cento que tivemos em outras partes do mundo. "

 
Relatório Econômico Anual
sobre a Atividade de Viagens e Turismo

 
"O turismo receptivo teria uma recuperação de 10 por cento em 2010 e uma entrada de capital de 18 por cento, índices que crescerão bem suavemente até superarem, no final de 2011, os números de 2008", previu ontem o economista Adolfo Sturzenegger em sua exposição na sede da Câmara Argentina de Turismo (CAT). O relatório, preparado por Sturzenegger e pela diretora de Mestrado em Economia da Universidade Nacional de La Plata, Natalia Porto, prevê também uma recuperação do turismo interno da ordem de 3 por cento para 2010.
 
Estas previsões estão fundamentadas em um marco que os festejos, previstos pela Celebração do Bicentenário, darão ao setor, além da recuperação da economia a nível mundial, apesar de o relatório deixar claro que um retorno aos níveis recordes de 2008 não acontecerão até o final de 2011.

 

As projeções de 2009 indicam uma queda tanto no turismo receptivo como no emissor e no turismo interno em comparação com 2008, devido à crise global e à Gripe Influenza "A". O turismo doméstico caiu 4,21 por cento em volume e 7,85 por cento em despesas. O turismo receptivo – que mede o turismo internacional - diminuiu 15 por cento em relação ao número de visitantes e 30 por cento em seus gastos. Em contrapartida, o emissor -turistas argentinos no exterior- marcou este ano um declínio de 3,28 por cento no número de passageiros e de 6,79 por cento nas divisas gastas.

 

Outro dado relevante é a questão do emprego. Segundo o relatório, em 2008 o turismo gerou 7,7 por cento do emprego nacional total.

 

Brasil
Riu anuncia seu primeiro hotel
 
A cadeia espanhola Riu Hotels &
Resorts apresenta o hotel Riu Enotel, seu primeiro estabelecimento no Brasil. O novo hotel, de 5 estrelas, receberá clientes a partir de abril de 2010 e está situado a 2,5 km de Porto de Galinhas no litoral nordestino e a 60 km do aeroporto de Recife.
 

Chile

O turismo supera a indústria vitivinícola na geração de receitas.
 
Frequentemente associamos o Chile com os seus vinhos, mas diferentes projeções indicam que em menos de uma década o turismo superará o percentual de contribuição para o PIB do setor de frutas e de produtos florestais, posicionando-se imediatamente após a mineração.
 
Dez anos atrás, a renda por turismo de recepção  – estrangeiros que visitam o Chile - somou apenas 893,5 milhões de dólares, o que na época equivalia a 4,5 por cento do total das exportações de bens e serviços a nível nacional. Durante 2008, a indústria gerou 2.030 milhões de dólares e 2.710.115 chegadas, o que representou 3,11 por cento do PIB nacional, deixando atrás a indústria vitivinícola, e concorrendo pelo quarto lugar com setores tais como o frutícola e o florestal.

 

Em 2008 existiam no país 3.701 estabelecimentos de hospedagem em todo o Chile, o que representa um aumento de 32 por cento em comparação com uma década atrás. Medido pelo número de quartos no mesmo período, o avanço é de 44 por cento, enquanto o número de camas aumentou 34 por cento.
 
Nem de perto esse crescimento se refletiu no aumento do trabalho decente, no aumento de trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados e / ou cobertos por um convênio coletivo de trabalho.

 

 

Em Montevidéu, Enildo Iglesias

Rel-UITA

11 de dezembro de 2009

Enildo Iglesias

 

 

 

+  INFO

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905