Brasil    NEGOCIAÇÃO

  Galería Fotográfica  

Com Marcos Araujo

Avança a negociação coletiva
na TING

  


Trabalhadores da empresa de conservas TING começaram a discutir a sua pauta de reivindicações para o período. Em Assembleia, realizada na semana passada, os trabalhadores e as trabalhadoras demonstraram sua unidade neste momento.

 

 

Em diálogo com o Sirel, Marcos Araújo, presidente do Sindicato de Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas (SITAC), representante dos trabalhadores da TING, disse: "Depois de passarmos por tempos difíceis com esta companhia no ano passado, aonde chegamos a fazer greve para conseguir negociar um bom Convênio Coletivo e a Rel-UITA nos ter apoiado na divulgação internacional de nossa situação, este ano felizmente superamos as distâncias e a negociação avança gradativamente”.


De acordo com Araújo, a única postura que gerou dificuldade é que os trabalhadores e trabalhadoras de TING estão pedindo para ter o sábado livre. "Eles sugerem aumentar as horas de trabalho de segunda a sexta-feira para terem o sábado livre", disse o dirigente.


Para o presidente do SITAC, embora até agora a empresa tenha se recusado a incorporar o descanso do sábado, a porta não está fechada completamente, “
a direção da empresa já nos convocou para uma reunião para a próxima quinta-feira, 10 de maio, onde esperamos encontrar uma proposta positiva para os trabalhadores”.

 
Com relação à negociação salarial, Araújo disse que a empresa TING está incluída na negociação em nível estadual, onde os trabalhadores são representados pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Paulo (FETIASP), a qual no momento transcorre dentro da normalidade.


"Ocorreu uma primeira rodada de negociações, onde a Federação colocou as principais reivindicações do setor: um aumento salarial com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), além de um aumento real de 10 por cento; participação nos lucros e resultados (PLR) de 1.200 reais para aquelas empresas que não têm um programa de PLR; um piso salarial de 1.000 reais e uma cesta básica de 150 reais por mês.


Confiamos poder melhorar a proposta patronal para a segunda rodada de negociações que começa na próxima semana”, concluiu o dirigente.



 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

9 de maio de 2012

 

 

 

 

Foto: SITAC

artículos relacionados 

 

28-7-2010   Brasil - Ting   Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS
La unidad de los trabajadores como clave del éxito
Con Marcos Araújo 

 Amalia Antúnez

27-7-2010  Brasil - SINDICATOS
Victoria para los trabajadores de Ting
Con Carlos Silva Moreira

 Amalia Antúnez

23-7-2010  Brasil - SINDICATOS
Trabajadores de la empresa Ting, en huelga por tiempo indeterminado
Con Carlos Silva Moreira

 Amalia Antúnez

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905