Brasil

CONTAG aponta os problemas do setor da cana ao presidente Lula

 

 

 A direção da CONTAG se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã de quarta-feira (29), no Palácio do Planalto, para discutir o impacto da expansão do setor sucroalcooleiro na vida dos trabalhadores rurais nas cinco regiões do Brasil. Limites à área de cana plantada, mecanização, relação de trabalho e falta de capacitação foram alguns dos problemas levantados pela CONTAG. A reunião foi feita a convite da Presidência da República.

 

Na opinião do secretário de Assalariados e Assalariadas da CONTAG, Antônio Lucas, a reunião demonstra que o governo trata o assunto com seriedade. "Agora o presidente tem informações suficientes pra tomar as decisões concretas", salienta. Segundo ele, Lula afirmou que vai chamar os usineiros para colocar os problemas levantados pela confederação e buscar as soluções em conjunto.

 

A CONTAG também apontou a gravidade dos financiamentos ilimitados do BNDES, sem a cobrança de nenhuma contrapartida social às usinas em expansão. De acordo com Antônio Lucas, o presidente também deve pedir ao banco que direcione investimentos sociais em projetos das usinas.

 

Negociação nacional - Outro assunto levantado pela entidade foi de uma negociação nacional. Antônio Lucas ressalta que o presidente Lula vê a idéia de forma positiva. "Assim, estaríamos unificando as representações dos rurais no campo por meio de uma política nacional", afirmou o secretário, citando como exemplo a cláusula do cumprimento da Norma Reguladora 31 (NR31), que trata de segurança e saúde dos assalariados e assalariadas rurais.

 

Estiveram presentes também os representantes das federações dos estados de São Paulo, Goiás e Pernambuco, além dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Reinhold Stephanes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), Carlos Luppi (Trabalho e Emprego) e Luiz Dulci (ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República).

Vanessa Montenegro

Agência CONTAG de Notícias

31 de agosto de 2007

 

 

 

 

artículos relacionados

 

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905