Brasil

Trabalhadores avícolas ocupam rodovia

no Rio Grande do Sul durante o carnaval

 

 

O motivo do protesto no dia 20 de fevereiro de 2009, que resultou no fechamento da RS 324 que liga a cidade de Bento Gonçalves /RS à Passo fundo/RS, altura da cidade de Nova Araçá/RS, foi devido à ação da Sadia de rescindir o contrato de produção que tinha com o frigorífico Nicolini. Esta ação da sadia, no dia 23 de dezembro levou à 600 demissões em Nova Araçá/RS.

Neste momento mais 600 trabalhadores estão na eminência de perder seus empregos, pois a empresa Nicolini não consegue outro parceiro para voltar a produzir e sozinha a empresa não tem condições de recuperar-se.

 

Férias sem volta

 

Os atuais 600 trabalhadores que restaram do setor avícola da Nicolini estão entrando em férias coletivas sem a garantia da volta ao trabalho no final das férias, pois a fábrica esta paralisada. Com a probabilidade de demissão dos 600 trabalhadores em férias coletivas, o número de demissões somando com as demissões de 23 de dezembro subirão para 1200 trabalhadores fora da fábrica.

 

Rodovia trancada

 

Os trabalhadores paralisaram a rodovia RS 324 por trinta minutos com objetivo de chamar a atenção dos Governos Estaduais e Federais sobre a situação que vivem estes trabalhadores.

O ato contou com a presença da CUT Estadual, Federação da Alimentação do Rio Grande do Sul e Sindicatos da Alimentação.

 

CONTAC busca solução

 

A Confederação e o Sindicato de Serafina Corrêa/RS, estão tentando uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, e uma Audiência com a Governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius. O Presidente da Assembléia gaúcha, Ivar Pavan estará marcando por estes dias a audiência e tentará marcar a reunião com a Governadora. 1.200 trabalhadores desempregados na cidade de Nova Araçá/RS, que tem uma população de somente 4.000 habitantes, têm maior impacto que 12.000 no ABC Paulista.

 

Em Nova Araçá, Siderlei de Oliveira

Rel-UITA / CONTAC

27 de fevereiro de 2008

 

 

 

artículos relacionados

19-2-2009   Brasil - Rio Grande do Sul   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS

Dramática situación atraviesan los trabajadores de la industria avícola

Con Siderlei de Oliveira
  Amalia Antúnez

29-1-2009   Brasil

Ação da SADIA provoca demissões

A SADIA hoje é a empresa do setor alimentício que tem
a pior política de relacionamento

Rel-UITA | CONTAC

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905