Brasil

Dois mil trabalhadores ocupam Usina Salgado em Pernambuco

 

Dois mil trabalhadores rurais ocuparam a Usina Salgado, no município de Ipojuca, Zona da Mata Sul do Estado, nessa madrugada (segunda). Essa foi a primeira ocupação conjunta do Fórum de Organizações do Campo que aglutina a CPT, Fetape (CONTAG), Fetraf, e MLST. O objetivo foi protestar contra o modelo nacional de expansão da cana-de-açúcar para produção de biocombustível e a lentidão da Reforma Agrária no estado de Pernambuco.

 

A expansão da monocultura da cana-de-açúcar com incentivos do Governo Federal para a produção do etanol é um dos principais alvos de protesto dos trabalhadores e trabalhadoras. A retomada do modelo colonial de monocultura da cana para exportação não é aceita pelos movimentos sociais que defendem a soberania alimentar e a reforma agrária. Segundo os movimentos, este modelo só é sustentável a custa de subsídio do governo, sonegação de impostos, de trabalho análogo ao escravo e destruição ambiental.

 

As organizações exigem a expropriação das terras da Usina como forma de pagamento das dívidas que a mesma tem com a União. Para sanar também a dívida que a Usina fez com os trabalhadores, por não ter repassado os impostos retirados na fonte para o INSS, o Fórum defende que as terras devem ser revertidas para o programa de Reforma Agrária e assentar os antigos trabalhadores, os atuais e os posseiros dos engenhos ligados à Usina Salgado.

 

No meio do ano, as entidades elaboraram conjuntamente um diagnóstico da atual situação do campo, que trata das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da zona da mata do estado e da morosidade do Incra nas vistorias e desapropriações de terras para Reforma Agrária. O documento foi e entregue aos governos Federal e Estadual e até agora nenhuma providência foi tomada. Os movimentos investem nos protestos conjuntos para intensificar a pressão para a realização de um novo modelo de reforma agrária em Pernambuco.

 

 

Ronaldo Patrício

Assessoria de Comunicação da Fetape - CONTAG

27 de Julho de 2007

 

 

 

 artículos relacionados

1-10-2007   Brasil 

Agrocombustibles         Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
Los trabajadores debemos unirnos en torno a un solo Convenio Nacional
Con Elio Neves | Por Gerardo Iglesias

17-9-2007   Brasil
A luta pela reforma agrária
Um instrumento essencial para promover o desenvolvimento democrático da agricultura

Por Manoel José dos Santos
22-9-2007
Agrocombustibles
Las transnacionales tienen etanol en las venas
Por Carlos Amorín

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905