compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoCargill                    

     Brasil - Sidrolandia

 

SEARA / CARGILL

Situação esconde contrastes sociais

 

 

Jarcinei Paes de Oliveira

 

Quintino Marques Severo, secretário geral de la CUT
y Jarcinei Paes de Oliveira

 

O principal desafio do país -desenvolvimento econômico com responsabilidade social- está evidente no esforço feito por Sidrolândia para industrializar-se. O município (Sidrolândia) possui um dos maiores parques industriais do Estado e tem pela frente a tarefa de melhorar as condições de trabalho de seus funcionários.

 

São pessoas na faixa etária de 18 a 30 anos, que recebem um salário mensal médio de 533 reais (190 dólares), e que pleiteiam redução da jornada de trabalho, atualmente em 8 horas diárias. Motivo: as lesões causadas pelo esforço repetitivo, as baixas temperaturas e também os riscos de acidentes. Duas pessoas morreram nos últimos dez anos na fábrica da CARGILL SEARA.

 

“Pesamos um frango por segundo. O ideal seria reduzir a jornada porque não queremos ser substituídos por uma máquina”, disse uma trabalhadora de 29 anos, que do lado de fora da fábrica apoiava a manifestação. Ela pediu que seu nome não fosse revelado.

 

Garantir o emprego e retirar as mulheres grávidas das áreas insalubres, fazem parte das reivindicações dos funcionários.

 

Os que preferiram não aderir ao protesto e também não quiseram que seus nomes fossem mencionados, manifestaram que todos os equipamentos de segurança são utilizados. Eles acreditam que as mortes, ocorridas dentro da fábrica até agora, foram acidentes.

 

Jarcinei Paes de Oliveira, 39 anos, trabalhou 14 meses na fábrica, e teve problemas no braço direito por conta das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e acabou deixando a empresa. Hoje, ele vive em um casebre atrás da fábrica. Foi despedido meses antes do colega “terena” morrer (Marco Antônio Pedro). “Eu limpava o tanque e sempre tive medo do caracol onde ele caiu e morreu”.

 

Por Jacqueline Lopes

Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul (23.07.2007)

Tradução ao espanhol de Gerardo Iglesias

25 de julho de 2007

 

 

NdE: Os destaques são nossos

Fotos: Gerardo Iglesias

 

acto por la DIGNIFICACIÓN del TRABAJO en CARGILL       Sección  CARGILL

 

 artículos relacionados


23-7-2007   Brasil - Sidrolândia
Até onde irá a Cargill?
               Versión en ESPAÑOL     Versão PORTUGUÉS           
Ato pela DIGNIFICAÇÃO do TRABALHO na CARGILL
Com Siderlei de Oliveira

Por Gerardo Iglesias

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905