Uruguai

 

 

Muito bons resultados para

os trabalhadores da Coca-Cola

 

 

 

Apesar de uma difícil e longa negociação, o Sindicato Único Nacional de Trabalhadores da Coca-Cola (STCC), obteve importantes resultados, que incluem a reincorporação dos 42 trabalhadores despedidos e melhorias na segurança trabalhista.

 

 

Nesta última semana, o Sirel informou sobre a participação do Sindicato Único Nacional de Trabalhadores da Coca-Cola (STCC) em negociações, assembléias e greves durante o processo de revisão dos contratos de distribuição da Coca-Cola entre a Federação de Transportadores de Bebida (FETRABE) e a Montevideo Refrescos S.A. (MONRESA) ao mesmo tempo em que denunciava a demissão de 42 trabalhadores da área de distribuição. Antranic Adourián, presidente do STCC, declarou hoje ao Sirel que, depois de prolongadas negociações - que chegaram à extensão sem precedentes de até 36 horas ininterruptas – o Sindicato tem a satisfação de ter conseguido a readmissão dos 42 trabalhadores despedidos.

 

A Direção da FETRABE, os representantes da Coca-Cola e do Ministério do Trabalho mantiveram prolongadas negociações desde a semana passada. Elas terminaram somente no domingo, às 07h30min da manhã, com uma solução muito importante: os despedidos por uma das empresas distribuidoras, hoje voltam a trabalhar como empregados da FETRABE em sua condição de distribuidora da Coca-Cola. Muitos destes postos de trabalho eram sazonais e, nessas condições, continuam a ser mantidos, mas com grande probabilidade de passarem a efetivos.                                                                                                         

 

Outro passo importante foi que um grupo de trabalhadores dos departamentos de Florida e Canelones, cuja situação estava comprometida pela reforma imposta no sistema de distribuição dessas localidades, passou a trabalhar em MONRESA, mantendo também o seu emprego.

 

Consultado sobre outros resultados, Adourián informou que se conseguiu uma compensação pelos dias não trabalhados para os trabalhadores do interior, ao mesmo tempo em que os trabalhadores da fábrica receberão tudo o que foi perdido nesses dias. “O processo de negociação foi particularmente duro em tudo o que se refere à produtividade e aos novos elementos nos níveis de trabalho, pois pretendiam reduzir o salário, o que finalmente não aconteceu. Por outro lado, algumas horas foram mantidas fixas, meia hora extra para os trabalhadores que esperam na zona de distribuição, da mesma forma que o pagamento de horas extras para compensar aqueles que devem realizar fechamento de caixa no final de sua jornada”, explicou.

 

Foi obtido um importante avanço em matéria de segurança trabalhista: foi criada uma Comissão sobre segurança trabalhista, onde além da patronal e do Sindicato, será dada participação ao Ministério do Trabalho, representado pela Inspeção Geral de Trabalho, e ao Centro de Armazenadores Varejistas, de Bares, de Auto-serviços e Afins do Uruguai (CAMBADU), pois será necessário estabelecer parâmetros e planejar locais onde a segurança não está muito clara, realizar visitas e fixar normas, assim como trabalhar em conjunto com o Ministério de Trabalho para que haja avanço nesse sentido. É importante a participação do CAMBADU para se obter a compreensão dos comerciantes, que também fazem parte da cadeia de distribuição, e alcançar bons níveis de segurança para os trabalhadores.

 

Além disso, foi criada uma Comissão de Monitoramento, pois o acordo alcançado possui muitos detalhes e exigências, e esta comissão terá que estudar como a sua aplicação se desenvolverá, visando melhorá-lo ou aperfeiçoá-lo ou ver o que se pode fazer em conjunto nos aspectos em que não funcione. Devemos convir que existem novos métodos de trabalho que necessitam de uma análise.

 

“Por enquanto os resultados foram avaliados como muito bons. Foi muito grande o volume de coisas negociado. Especialmente há uma grande alegria pelo retorno dos companheiros, também felizes por serem reintegrados. Na próxima quarta-feira haverá uma reunião interna para informar claramente aos companheiros e lhes explicar o acordo, que é complexo, além de deixá-los cientes de alguns benefícios que terão a partir de agora, como emergência médica, dias de licença especiais, etc.”, acrescentou Adourián.

 

Para finalizar, o presidente do STCC expressou o agradecimento aos companheiros da Rel-UITA, à FOEB* e ao PIT-CNT que estiveram perto de nós em todos os momentos, certo de que isso contribuiu para este grande avanço. “O publicado na página da Rel-UITA foi muito bom para dar visibilidade ao conflito: foi colocado em todos os murais e feitas 150 cópias de cada artigo, distribuídas entre os companheiros, com a explicação, também, a todos os membros do Sindicato de que esta publicação oferece uma grande projeção internacional porque informa o que estamos passando aos trabalhadores da Coca-Cola de todo o mundo”, concluiu.

Em Montevidéu, Beatriz Sosa Martínez e Amalia Antúnez
© Rel-UITA
8 de outubro de 2007

 

 

 

 

Ilustração: Rel-UITA

 

artigos relacionados

2-10-2007   Uruguay
Asamblea del Sindicato de Trabajadores de Coca Cola
"No queremos ser chivos expiatorios de un conflicto interempresarial"
Rel-UITA
1-10-2007   Uruguay - Coca Cola
Trabajadores víctimas de una guerra por rentabilidad | Rel-UITA

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905