Brasil

Uma multinacional brasileira

se consolida

 

Fortes investimentos do Grupo Marfrig

no Uruguai, no Chile e na Argentina

 

As companhias brasileiras continuam crescendo. No ano passado, a consultora internacional The Boston Consulting Group publicou um relatório identificando as 100 companhias emergentes que disputarão a liderança mundial nos próximos anos e 12 delas são brasileiras. Dessas 12, duas figuram na rubrica alimentação: Perdigão e Sadia. Outro estudo, desta vez da consultora Economática, mostra que das 50 principais companhias latino-americanas com ações em bolsa, 22 são de origem brasileira. Dentro deste panorama, uma companhia brasileira que está crescendo forte no Cone Sul da América é o Grupo Marfrig.

 

O Grupo Marfrig possui nove frigoríficos no Brasil situados em Bataguassú e Porto Murtinho em Mato Grosso do Sul; Tangará da Serra e Paranatinga em Mato Grosso; duas unidades em Promissão, São Paulo; Chupinguaia em Rondônia; São Gabriel no Rio Grande do Sul; Mineiros em Goiás; junto a uma central de armazenamento e distribuição em Santo André (São Paulo) onde, além disso, está a sua sede central. A empresa está construindo uma nova planta de industrialização em Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul). Sua capacidade total de processamento é de 20 mil cabeças por dia, seu faturamento anual se aproxima dos 1.000 milhões de dólares e o número de empregados supera os 10 mil.

 

Ultimamente está investindo forte em outros países da região, transformando-se em uma verdadeira multinacional da carne. Seus investimentos fora do Brasil são os seguintes:

 

Uruguai - Possui quatro frigoríficos recentemente adquiridos: Tacuarembó (localizado no departamento de mesmo nome), San José (idem), A Caballada (Salto), Elbio Pérez (San José) e Colonia (idem). Com estes quatro estabelecimentos, Marfrig gerencia 30% do processamento de gado vacum do país. Porta-vozes da firma indicaram que “o Uruguai é chave porque tem o melhor status sanitário”, o que lhes permite entrar “nos mercados mais atraentes, como os Estados Unidos e a Europa”. No total, o Grupo emprega umas 3.000 pessoas no país.

       

Chile Recentemente adquiriu, por 8,5 milhões de dólares, 97,8% do capital do Frigorífico Patagônia, o segundo maior beneficiador de ovinos do país. Localizado na XII região (a mais austral das 15 nas quais está dividido o país) conta com uma capacidade de processamento de 300 mil cabeças anuais e está habilitado a exportar para os Estados Unidos, a União Européia e Israel (carne “Kosher”). Em 2006, adquiriu 50% da Quinto Claro, uma das principais importadoras de carne de gado vacum do país.

 

Argentina Neste país, a Marfrig possui o frigorífico AB&P (localizado em Hughes, na província de Santa Fé) que conta com uma capacidade de processamento de 700 vacuns diários em um turno. Além disso, acaba de se associar ao importante frigorífico Estancias do Sul, localizado na província de Córdoba. Na mira da Marfrig está uma das maiores exportadoras de carne da Argentina, Quickfood. Esta empresa, proprietária de quatro frigoríficos (em Santa Fé, San Luís e dois na província de Buenos Aires), é a fabricante dos conhecidos hambúrgueres Paty, com os quais, no mês de junho passado, conseguiu o recorde de vendas de 32 milhões de unidades e conta com mais de mil toneladas da apreciada Cota Hilton para a Europa.

Em Montevidéu, Enildo Iglesias

© Rel-UITA

11 de setembr de 2007

Enildo Iglesias

 

 

 

 

 

Foto: sindicarne.com.br

 

artículos relacionados

Perú   5-05-2005

Kola Real: Terrorismo en su origen y en sus prácticas

Por Enildo Iglesias

Costa Rica   28-04-2005

Big Cola se expande a Centroamérica

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905