Nicarágua  | SINDICATOS

   

Com Daniel Reyes

Novo convênio coletivo

na Coca Cola FEMSA

Garantidos a estabilidade no emprego e

os reajustes econômicos

 

    
Em 2 de maio passado, após uma semana de negociações, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Indústria Nacional de Refrigerantes SA (SUT-INARSA) assinou um novo Convênio Coletivo com a Coca Cola FEMSA, garantindo a estabilidade no emprego e um reajuste econômico significativo para o trabalhadores.


As negociações foram conduzidas em um clima de respeito mútuo, o que permitiu que as comissões negociadoras avançassem de forma expedita para chegar a um acordo rápido sobre as 74 cláusulas que compõem o novo Convênio, que terá vigência por dois anos a partir de 4 de maio passado.

 

"Inicialmente tínhamos certa incerteza sobre qual seria o comportamento da comissão de negociação da Coca-Cola FEMSA diante das nossas exigências. No entanto, na medida em que progredíamos na negociação, percebemos que estavam criadas todas as condições para se alcançar um acordo satisfatório", disse ao Sirel, Daniel Reyes, secretário-geral do SUT-INARSA.


De acordo com Reyes, além de ter alcançado o objetivo principal, que é a estabilidade no emprego para os trabalhadores, a comissão de negociação do Sindicato conquistou um aumento médio de 20 por cento nas cláusulas econômicas.

De acordo com o secretário-geral do SUT-INARSA, nos últimos anos conseguimos uma redução de quase 50 por cento no número de pessoas terceirizadas.

 

 

Também foi confirmado o fornecimento gratuito da alimentação, uniformes, transporte e óculos, assim como um aumento substancial na cláusula de aposentadoria para os trabalhadores com mais de 22 anos de serviço, na ajuda por falecimento de um familiar e na saúde, entre outros pontos.

 

Em março passado, o Sindicato e a Coca Cola FEMSA já tinham negociado, e assinado, uma revisão salarial concordando com um aumento global de 7,5 por cento para todas as áreas, uma melhoria das comissões e uma reclassificação de cargos e funções na área de Produção.


"Parabenizo a nossa comissão de negociação, por ter conseguido garantir a estabilidade de trabalho na empresa e aumentos significativos em termos econômicos.


Agora vamos começar a discutir com a empresa aquelas questões que não queríamos incluir na negociação coletiva, como a redução da terceirização, o reequilíbrio de rotas e as melhorias das condições de trabalho em Produção e Vendas.


São necessários novos investimentos em equipamentos na linha de produção e a aquisição de veículos distribuidores, como vans e caminhões ", disse Reyes.


De acordo com o secretário-geral do SUT-INARSA, nos últimos anos conseguimos uma redução de quase 50 por cento no número de pessoas terceirizadas. Existem atualmente cerca de 180 trabalhadores terceirizados nas áreas de Vendas, Operações e, em menor quantidade, na de Produção.


Atualmente, a comissão de negociação do SUT-INARSA está realizando reuniões por área para informar a todos os afiliados e afiliadas o alcance da negociação coletiva recentemente concluída.


A Indústria Nacional de Refrigerantes SA (Coca Cola FEMSA) tem 710 trabalhadores, 444 dos quais estão filiados ao SUT-INARSA.

 

Por último, Daniel Reyes destacou o apoio da UITA e da FELATRAC, “sempre se mantiveram em contato e decididos a nos proporcionar sua maior solidariedade”.

 

 

Daniel Reyes, secretário-geral do SUT-INARSA e Marcial Cabrera,

Secretário-Geral do FUTATSCON

Em Manágua, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

10 de maio de 2012

 

 

 

 

Foto: Giorgio Trucchi

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905