Latino América | FELATRAC

   

Quatro anos de trabalho e de luta

Um novo aniversário da FELATRAC
 

    

 

A Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Coca Cola (FELATRAC) foi fundada em 6 de maio de 2008, em Buenos Aires. Nestes quatro anos de desenvolvimento organizacional e de ações práticas, a Federação vem se fortalecendo institucionalmente, ao mesmo tempo em que o número de sindicatos filiados
vem crescendo sem parar.

 

A FELATRAC vem exercendo um papel protagonista na consolidação das organizações sindicais que representam os trabalhadores e trabalhadoras da Transnacional Coca Cola na região.

 

Capitalizando a força de suas 64 organizações em 12 países, soube se posicionar como um legítimo interlocutor diante das principais franquias que operam na América Latina. Prova disso foi a participação das empresas FEMSA e ARCA na XIV Conferência Regional Latino-Americana da UITA, realizada em novembro passado em Mar del Plata, Argentina.

 

A assinatura de um novo Convênio Coletivo entre o Sindicato Único dos Trabalhadores da Indústria Nacional de Refrigerantes SA (SUT-INARSA) e a FEMSA na Nicarágua em 02 de maio passado, processo que contou com o apoio da Federação, é o melhor presente nestes dias de comemoração.

 

Entre os desafios restantes, podemos enumerar a ausência de sindicatos nas fábricas da Coca Cola em El Salvador e na Costa Rica, filiar os quatro sindicatos que existem na Bolívia, e avançar sindicalmente na Colômbia, um cenário que a ausência de liberdades sindicais torna extremamente complexo.

 

Em nome do Comitê Executivo Latino-Americano felicitamos Raúl Álvarez, presidente da FELATRAC, por seu forte e decidido apoio ao longo deste tempo, saudações também dirigidas ao restante da família da Federação.

 

Sindicalmente,

 

 

Gerardo Iglesias
Secretário Regional UITA

 

 

 

 

Em Montevidéu, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

11 de maio de 2012

 

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905