compañías

Enviar este artículo por Correo Electrónico                                     Unilever

   Brasil │SINDICATOS │UNILEVER

  EN DIÁLOGO  

Com Marcos Araújo

Começam as negociações

em Unilever de Valinhos

 

 

 

A data de negociação coletiva para os trabalhadores da Unilever é maio, e é por esta razão que a cada ano quando se aproxima este momento, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas (SITAC) realiza uma Assembleia Geral com os trabalhadores e as trabalhadoras na cidade de Valinhos, para construir e avaliar a pauta de reivindicações para o período.

 

Em diálogo com o Sirel, Marcos Araújo, presidente do SITAC afirmou: "Este ano mudamos um pouco a dinâmica das Assembleias, instrumentando um intercâmbio positivo com os trabalhadores e trabalhadoras, que nos colocaram suas preocupações e necessidades. Em seguida, estas informações foram levadas em consideração na elaboração da pauta de reivindicações para este novo período, o que torna o processo muito mais democrático.

 

Desta forma, estamos mais próximos das pessoas e especialmente dos jovens trabalhadores, que muitas vezes se sentem completamente por fora dos temas e situações discutidas nas Assembleias. Nosso propósito é incluir mais pessoas e para isso a informação é fundamental.

 

Consultado sobre quais são as principais reivindicações surgidas na Assembleia, Marcos Araújo comentou que as cláusulas salariais são sempre as mais importantes. "Este ano estamos reclamando um aumento com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que é de cerca de quatro por cento, mais um aumento real de 10 por cento; um bônus de 20 reais (11 dólares) por cada ano trabalhado na empresa, a ser adicionado ao salário mensal do trabalhador, assim como um vale-alimentação pelo valor de 100 reais (53 dólares) por mês.

 

Segundo o dirigente, essa pauta de reivindicações já foi protocolizada e está nas mãos da direção da Unilever para análise e posterior discussão.
“Em 20 de abril passado, o SITAC foi convocado pela empresa para marcar uma data para o início das negociações, por isso nos próximos dias começará a primeira rodada de reuniões”, concluiu o dirigente.

 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

3 de maio de 2012

 

 

 

  

Fotos: SITAC

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905