compañías

Enviar este artículo por Correo Electrónico                                     Unilever

     Argentina

 IV Encontro Internacional de Trabalhadores da Unilever
Em direção a uma Coordenação Latinoamericana

 
Terminado o IV Encontro realizado em Buenos Aires, Argentina, durante os dias 15 e 16 de março passado, Sirel recolheu a opinião de alguns participantes em termos de resultados e perspectivas.
 


Claudio Urrutia
Presidente da Federação Nacional
de Sindicatos da Unilever do Chile



A meu ver,
organicamente, foi positivo, já que estruturamos uma forma de trabalho com metas a serem cumpridas, o que claramente diferenciou este encontro dos anteriores, que eram, na minha opinião, processos de construção.
 
Para a próxima reunião da
Unilever na América Latina todos devemos chegar com informações concretas sobre as responsabilidades que assumimos aqui. Isto dá uma grande coerência ao que estamos fazendo, e já não estaremos nos reunindo apenas para a análise e o intercâmbio de informações, mas também para ser o começo de uma lógica regional. Isto é, sem dúvida, o grande destaque.
 
Além disso, foram
fornecidas informações sobre duas questões muito importantes para nós, trabalhadores da Unilever, como tudo aquilo relacionado à cultura e ao uso do dendezeiro, bem como da nanotecnologia, uma tecnologia muito recente que realmente pode causar sérios riscos aos trabalhadores e aos consumidores. Precisamos continuar a pesquisar mais sobre este assunto.
 
A coordenação entre os
sindicatos da região é essencial, pois o capital não é mais investido em um único setor, mas sim em vários sendo que os empregadores foram se unificando. Eu, por exemplo, venho do setor químico da Unilever, mas como a UITA une o maior número de trabalhadores e trabalhadores da Unilever no mundo, consideramos fundamental estar aqui, filiados à UITA.


 
Marcos Tebom
Secretário de imprensa da CONTAC



Este IV Encontro nos permitiu viabilizar uma aproximação real, um avanço significativo em relação aos encontros anteriores. Foram jornadas muito positivas e vimos claramente o avanço que significa estarem, todos os ramos da Unilever, unificados em uma única Federação no Chile.
 
No
Brasil, tivemos muitos problemas com esta companhia global que no ano passado fechou fábricas, retirou marcas do mercado e deixou muitos trabalhadores sem emprego.
 
A exposição, feita sobre nanotecnologia por
Enildo Iglesias, foi muito clara, e é de uma realidade assustadora, pois pode gerar fortes impactos sobre os trabalhadores. Por isso, surgiu uma proposta neste encontro para realizar de pronto um seminário no Brasil convocando todos os interessados no assunto.
 
A partir desta reunião, da qual participaram tanto a CONTAC como a CNTA, nós estamos assumindo a tarefa de realizar um diálogo entre as nossas direções sindicais e estabelecer um mecanismo permanente de consulta e troca de informações.


 
Neuza Barbosa de Lima
Secretaria de Relações Internacionais da CNTA



Uma
experiência formidável. Nós analisamos a situação dos trabalhadores e das organizações sindicais na Unilever, mas também sairemos com o dever de denunciar a situação que envolve esta transnacional na devastação que está causando o indiscriminado e condenável cultivo de dendê.
 
Como
UITA, chegamos depois de uma grande luta na Colômbia, junto com o SINTRAINAGRO e a UNAC, na formação do sindicato na empresa Palo Alto em Magdalena, onde os trabalhadores e as trabalhadoras foram violentamente reprimidos por se organizarem sindicalmente.
 
É o nosso dever,
mas a UITA, o SINTRAINAGRO e a UNAC devem ir além. Devemos denunciar, com todas as nossas forças, o avanço criminoso da cultura do dendezeiro que está destruindo a agricultura familiar, que expulsa violentamente milhares de camponeses e camponesas, e está causando o abandono da plantação de banana para "alimentar" os automóveis dos Estados Unidos ou da Europa.
 
Diante de tudo isto, devemos tomar uma posição e hoje, aqui neste IV Encontro, junto ao
Movimento Mundial pelas Florestas Tropicias, avançamos.
 
É o que eu sinto!
 

 

 

Em Buenos Aires, Carlos Amorín e Gerardo Iglesias

Rel-UITA

9 de abril de 2010

 

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905