Brasil

HOMENAGEM

Jair Krischke é condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha

Krischke recebeu a honraria de Vieira da Cunha em nome dos que lutam por justiça e direitos humanos

 

"Recebo essa honraria como uma homenagem a todos os companheiros do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Eu tenho sido a face visível desse grupo de homens e mulheres que lutam em defesa dessesdireitos", afirmou o ex-presidente e atual conselheiro do MJDH, Jair Krischke, ao receber hoje a Medalha do Mérito Farroupilha das mãos do presidente do Assembléia Legislativa, deputado Vieira da Cunha (PDT). A homenagem se refere ainda ao 25º aniversário de fundação do movimento.

 

"Estamos nos sentindo homenageados pelo povo gaúcho", disse, durante a solenidade realizada no gabinete da presidência. Krischke também lembrou a organização do MJDH no Estado, em 25 de março de 79. A Medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta distinção concedida pelo Parlamento gaúcho.

 

Reconhecimento - O presidente do Legislativo declarou que "a distinção é um reconhecimento a quem se tornou símbolo da luta pela democracia e pelo respeito aos direitos humanos". Vieira da Cunha também lembrou a trajetória de Jair Krischke contra a ditadura militar e reiterou sua satisfação pessoal em entregar a condecoração. "Sou testemunha da sua trajetória, combatividade e militância pela causa dos direitos humanos e a atuação de entidades como o MJDH foram decisivas para que pudéssemos estar hoje respirando o ar da democracia e da liberdade".

 

Participaram da solenidade o secretário de Comunicação Social do Estado, Ibsen Pinheiro - que representou o governador Germano Rigotto -, o chefe do escritório do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul, embaixador Jorge Ribeiro, o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Sérgio Bittencourt; o Ouvidor-Geral da Justiça e Segurança, Jaime Eduardo Machado, o deputado Osmar Severo (PDT), membros da direção do MJDH e demais autoridades.

 

 

 Luiz Avila

© Agência de Notícias

29 de marzo de 2004

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905