Brasil - Porto Alegre

 

XXIV Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Apresentação e premiação da

 Cantata Patagônia de Fogo

 

 

Na próxima terça-feira 11, será apresentada em Porto Alegre a Cantata “Patagônia de Fogo”, com a participação em cena do escritor Osvaldo Bayer. A Cantata, obra do músico e compositor Sergio Castro, focaliza as greves patagônias promovidas pelos trabalhadores rurais entre 1920 e 1921 e o fuzilamento de mais de 1.500 grevistas por parte do Exército.

 

A sua estréia no Brasil será realizada no auditório do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, a partir das 20.30 h. Conta com o apoio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), Rel-UITA, Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC/RS), Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, Secretaria Municipal de Cultura, Consulado Geral da Argentina e Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (CONTAC).

 

No final da obra, serão homenageados Gerónimo Venegas, secretário geral da União Argentina de Trabalhadores Rurais e Estivadores (UATRE) e Sergio Castro. Segundo Jair Krischke, conselheiro do MJDH, a premiação é “um tributo ao resgate cultural realizado pela Cantata, uma obra que nos dá força para continuar avançando na luta por um mundo melhor”.

 

“Tive a oportunidade de assistir a Cantata faz um ano, no contexto da XIII Conferência Regional da UITA. Naquele momento, muito emocionado pela obra, me dirigi a Castro e a Osvaldo Bayer para felicitá-los e lhes dizer: A Cantata tem que ser apresentada em Porto Alegre, e agora ela está aqui, o que é um enorme orgulho para nós”.  

 

 

Em Montevidéu, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

10 de dezembro de 2007

 

 

 

 

artículos relacionados

7-12-2007   Brasil - Porto Alegre
Homenaje a Osvaldo Bayer

El próximo 10 de diciembre será premiado por su trayectoria como periodista, escritor, historiador y profesor de Derechos Humanos

Rel-UITA | Gerardo Iglesias

XXIV Edición del Premio "Derechos Humanos de Periodismo"
Con Jair Krischke | Gerardo Iglesias

29-11-2007   Brasil
VIDEO
XXIV Prêmio DIREITOS HUMANOS de Jornalismo 2007

 

 

 

Volver a Portada

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905