Brasil  │SINDICATOS │ LUTA PELA TERRA

 

 

 

STJ concede liberdade ao sindicalista Udo Wahbrink Vilhena após defesa do criminalista Greenhalgh

 

 

Em julgamento realizado às 14h00, desta terça-feira (13,) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, pela Sexta Turma, tendo como relator o Ministro Og Fernandes, foi julgado e deferido o habeas corpus (HC) nº 240.660, sobre o pedido de liberdade do presidente do Sindicato dos Trabalhadores (STTR) de Vilhena e Chupinguaia, que se encontrava preso desde 05 de março deste ano. Também foi libertado o vereador de Chupinguaia Roberto Ferreira Pinto.

Atuou no julgamento, fazendo a defesa do sindicalista, o renomado criminalista Luiz Eduardo Greenhalgh, que foi contratado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

 

O criminalista, que fez sustentação oral, solicitou dos ministros que considerassem os fatos que seriam relatados oralmente, visto que o HC é um remédio jurídico especial, que pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer pedaço de papel ou mesmo por telegrama. Tal solicitação se deu em função de falhas no HC. Esteve presente, acompanhando o julgamentoe, o deputado federal Padre Ton (PT)

O habeas corpus julgado nesta terça-feira, que havia sido impetrado em 27 de abril último, por outra advogada, apresentava várias falhas e corria o risco de ser arquivado a exemplo de outro julgado no último dia 03 agosto, quando o STJ julgou que “Resta comprometido o exame dos requisitos de cautelaridade quando a impetração se ressente da devida instrução, não sendo apresentadas cópias da denúncia e do decreto da prisão preventiva”.
 
Na sustentação oral Greenhalgh apresentou todas as informações que não haviam sido juntadas no HC impetrado e solicitou que fosse concedida a liberdade para o sindicalista; podendo a prisão ser substituída por medidas alternativas, como não se ausentar do município sem autorização judicial e comparecimento mensal na justiça.

 

 A procuradora do Ministério Público deu parecer favorável e todos os ministros votaram a favor da concessão da liberdade.

 

 

FETAGRO -  CONTAG
19 de noviembre de 2012

 

 

 

 

 

artículos relacionados 

10-8-2012  Brasil |  VIOLÊNCIA  Español  Versão PORTUGUÉS 
Com Fábio Menezes
“A detenção de Udo é uma decisão política que responde aos interesses do agronegócio”

 Amalia Antúnez

31-7-2012  Brasil | SINDICATOS | DDHH  Español  Versão PORTUGUÉS 
Solidaridad con el compañero Udo Wahlbrink
Presidente del Sindicato de Trabajadores Rurales de Vilhena, preso injustamente hace más de cuatro meses 
 FETAGRO 

 

 

+ INFO

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905