sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

    Brasil

 

Mobilização nacional e campanha internacional denunciando as condições de trabalho no setor

 

Na quarta-feira 7 de outubro, o Comitê Nacional do setor frigorífico, composto por dois delegados de cada Estado, se reuniu para definir um Plano de Ação. Para conhecer os resultados desta reunião, o Sirel dialogou com Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP).

 

Artur Bueno informou que nesta reunião foi redigido um formulário, que será levado a todas as empresas e entregue aos trabalhadores, para que eles o preencham e devolvam ao seu Sindicato.
 
O formulário contém vários pontos sobre os quais se pretende conhecer a opinião dos trabalhadores:

 

• Considerando que se trata de uma tarefa insalubre e muito desgastante, a jornada de trabalho deve ser reduzida de 44 para 36 horas sem redução salarial. Você concorda com isso?
 
• Qual é o seu grau de satisfação com os serviços de saúde e de segurança no trabalho? Bom, regular ou ruim?
 
• Você usa algum transporte da empresa para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa? Esse serviço é bom, regular ou ruim?
 
• Quanto tempo você você leva de casa até o trabalho e do trabalho para a casa?
 
• Você já teve algum problema de saúde relacionado com o trabalho? Qual problema?
 
• Como é o seu relacionamento com os seus superiores: bom, regular ou ruim?
 
• Como você avalia o ritmo de trabalho em sua empresa: rápido, normal ou lento?
 
No final do formulário-Artur informou- há um espaço livre onde os trabalhadores e trabalhadoras podem acrescentar seus comentários e reivindicações.
 
Quando estes formulários forem recolhidos e analisados, o Plano de Ação será aperfeiçoado para realizar uma mesa de negociações, com a presença dos empresários e do governo para discutir esses pontos. O prazo limite para a devolução dos formulários é 10 de Novembro.

 

No marco deste Plano de Ação, serão realizadas diversas atividades segundo o que for decidido por cada sindicato. Haverá paralisações por duas a três horas, leitura de manifestos e da Carta de São Paulo, panfletos e outras mais.

 

 

 

 

Carta de São Paulo

 

  

Representantes sindicais dos trabalhadores de 8 (oito) Federações e 22 (vinte e dois) sindicatos que representam trabalhadores nas indústrias de “frigoríficos” e de “avícolas”, participaram em São Paulo de Conferência promovida pela – União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA e pela – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins – CNTA – que foi levada a efeito na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo, analisando a situação da categoria no âmbito nacional, quando foi aprovada a CARTA DE SÃO PAULO contendo o seguinte:

 

I – A UITA encetará campanha internacional, sob sua coordenação, denunciando os desmazelos e as condições subumanas de trabalho e de segurança do trabalho nos frigoríficos e avícolas do Brasil.

II – A CNTA dará continuidade na coordenação junto às entidades sindicais brasileiras, desenvolvendo campanha denunciando as mazelas existentes nos frigoríficos no tocante às condições e segurança do trabalho.

III – Os Delegados Sindicais indicados no âmbito estadual de suas entidades formarão um Comitê Nacional que definirá a forma de mobilização da categoria, bem como a data de paralisação dos trabalhadores daqueles setores em todo o Brasil, como forma de protesto.

IV- As Federações e Sindicatos de cada estado da União organizarão as mobilizações e as paralisações. Para tanto, divulgarão o movimento, nos respectivos estados de sua representação, com distribuição de material que será específico e unificado em nível nacional, promovendo também a divulgação nos meios de comunicação.

V – Por se tratar de uma campanha nacional, com repercussão internacional, e em razão do Brasil ser o maior exportador de carnes, principalmente a de frango, as Centrais Sindicais serão convidadas, pela CNTA e pela UITA, a participarem. Caberá às entidades filiadas às Centrais cobrarem a participação delas na Campanha em defesa do emprego com qualidade e segurança nos frigoríficos e avícolas do Brasil.

VI - Os organizadores desta Conferência reunir-se-ão em 07 de outubro de 2009 (quarta-feira), na FETIASP, às 9 horas. (Independentemente desta reunião, todos devem estar organizados para um grande manifesto nas empresas no dia 16/10/2009).

 

Rel-UITA | CNTA

22 Setembro de 2009

 

 

Em Montevideo, Carlos Amorín

Rel-UITA

23 de outubro de 2009

 

 

 

 

más información

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905