Chile

 

 

O leite ruim das transnacionais

  

Produtores processarão a Soprole, a Watt`s1

e a Nestlé por combinarem preços.

 

De acordo com a Associação de Produtores de Leite de Osorno (Aproleche), a Nestlé e a Watt´s anunciaram a queda no preço pago por litro de leite em 15 pesos chilenos (0,024 dólares), o mesmo valor anunciado pela Soprole, o que deixaria todos os produtores de leite no vermelho.

 

A queda nos preços assumida pelos produtores de leite no valor por litro de leite já chega a 63 pesos chilenos (10 centavos de dólar) em menos de um ano. Isso, “nos deixou arrasados, porque os custos foram outros e não podemos nos adaptar tão rápido a estas quedas do preço. Ninguém pode produzir nos preços que estão oferecendo. A explicação de alguns industriais é que existe a possibilidade de entrar no país leite mais barato, o que não é nem um pouco coerente”, afirmou Michel Junod, gerente geral da Aproleche.

 

Diante desta situação, o sindicalista afirmou que levarão as três companhias ao Tribunal de Defesa da Livre Concorrência “por abuso de posição dominante e acordo de preços”. A acusação se baseia no fato de que assim que a Soprole anunciou, no dia 31 de janeiro passado, a sua quarta queda no preço do litro de leite, a Watt´s e a Nestlé seguiram o exemplo. De acordo com Junod, “a primeira baixou o preço na semana seguinte, e poucos dias depois foi a vez da  Nestlé. Sempre o mesmo valor ($15), o que nos deixa certos de que houve um acordo”. 

 

Para o diretor, a decisão das empresas de diminuir o valor pago pelo leite deixa 100 por cento dos produtores no vermelho, o que significa “diminuir a produção, o que se junta com a gravíssima falta de forragem pela seca, que se soma à queda na recepção de leite que já chegou aos 20 por cento nos meses atuais, se comparado com o ano passado. Isso significa menos dinheiro para pagar os gastos fixos e os salários. O que afetará os empregos e os salários”, alertou.

 

Como já informamos anteriormente, possivelmente neste ano ocorra a fusão entre a Soprole2 e a Nestllé. Com isso, a concentração do mercado de laticínio chileno seria ainda maior e determinante o poder da empresa fusionada.

  

 

Em Montevidéu, Enildo Iglesias

Rel-UITA

13 de fevereiro de 2009

Enildo Iglesias

 

 

 

Dados retirados do jornal Estrategia, Chile

Foto: casablancachile.cl

1 - A chilena Watt´s tem investimentos na Argentina e no Peru, portanto também é uma transnacional.

2 - Sociedade de Produtores de Leite. Desde o ano passado, 99 por cento de suas ações pertencem ao gigante do setor lácteo neozelandês Fonterra, o qual também mantém uma aliança estratégica com a Nestlé, denominada DPA Ltda. Ver: Fonterra adquiere Soprole

 

artículos relacionados 

2-5-2008   Chile    Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
Fonterra adquiere Soprole
De esta forma estaría más cerca la fusión Soprole-Nestlé,
aunque todavía las versiones son confusas
Rel-UITA | Enildo Iglesias

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905