Argentina

Pescadores de ITF e UITA

Reunião regional conjunta adota importante convênio de coordenação regional

 

Nos dias 29 e 30 de novembro, ocorreu em Buenos Aires a Reunião Regional de Planificação do Setor Pesqueiro na América Latina que convocou, de forma conjunta, as organizações filiadas à Federação Internacional de Trabalhadores do Transporte (ITF, na sigla em inglês) e a Rel-UITA. Entre outras coisas, ficou resolvida a criação de Comitês Nacionais de Coordenação entre todas as organizações do setor filiadas às duas internacionais.

 

O anfitrião do evento foi o Sindicato de Operários Marítimos Unidos (SOMU), da Argentina, representado por seu secretário geral Omar Enrique Suárez, junto com Mario Morato, Oscar Ortiz, Jorge Vargas e Ernesto Caridad, que recebeu as demais delegações em seu amplo e cômodo local de convenções.

 

Da Argentina, também participaram Ricardo Iglesias, do Sindicato de Eletricistas e Técnicos em Eletrônica Navais (SEEN); Juan Carlos Pucci, Jorge Bianchi, Mario Galano e Fernando Nelly, do Centro de Patrões e Oficiais Fluviais de Pesca e Cabotagem Marítima (CPOFPCM); Marcos Castro, Paul Medina e Jorge Tiravassi, do Centro de Capitães de Ultramar e Oficiais da Marinha Mercante (CCUOMM), e Gustavo Mujica e Eduardo Moyatti do Centro de Chefes e Oficiais Maquinistas Navais (CJOMN).

 

Do Brasil estiveram presentes Siderlei de Oliveira, da Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (CONTAC), e Paulo Botelho, do Sindicato de Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Rio Grande (STIA-RG).

 

Pelo Chile estiveram Alex Cancino Opazo, da Confederação de Trabalhadores Pesqueiros do Chile (CONTRAPECH); Eric Ruffo, do Sindicato Interempresas de Oficiais Motoristas da Marinha Mercante Nacional (SIOMMMN); Juan Villalón, do Sindicato de Trabalhadores Interempresas de Companhias de Navegação (SITRIEMP), e Arturo Arteaga, do Sindicato Interempresas de Trabalhadores Tripulantes de Barcos de Pesca.

 

Representando o Peru, estavam Juan Pedemonte e Luis Alberto Ulloa, secretário geral e de organização, respectivamente, do Sindicato de Pescadores de Novas Embarcações do Peru (SUPNEP); Segundo Yapen, do Sindicato Único de Motoristas e Oficiais de Máquina de Pesca do Peru (SUMOPP), e Miguel Flores, da Federação de Capitães de Patrões de Pesca do Peru.

 

Armandina Cedeño participou como representante da União de Trabalhadores do Mar do Equador (UTDEME).

 

Estiveram presentes, também, Jon Whitlow, secretário da Seção Gente do Mar da ITF, junto com Antonio Fritz e Luiz de Lima do escritório América da ITF.

 

Gerardo Iglesias, secretário regional para a América Latina, participou representando a UITA.

 

Esta nutrida e qualificada presença analisou em conjunto as realidades vividas por cada organização e a crise geral que a atividade atravessa em toda a região. Também se trabalhou em pequenos grupos, tentando identificar áreas em comum entre as diferentes organizações de cada país, levando em consideração que uma das principais limitações identificadas na reunião foi a atomização sindical de que padece o setor.

 

Foram exibidos materiais muito elaborados, que incluíam estatísticas e vídeos que, junto ao debate posterior, permitiram extrair importantes conclusões que deram forma a um documento comum, no qual foram destacados os problemas mais urgentes do setor, estabelecendo que o primeiro deles é garantir a sustentabilidade do recurso pesqueiro normalizando e controlando as capturas para eliminar a depredação atual.

 

Além disso, a reunião expressou apoio à Campanha Mundial de Solidariedade com os trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Caldeclaracion_itf-uita_sobre-calvo_port.htmvo em El Salvador, organizados no SGTIPAC, que é instrumentado pela Rel-UITA. 

Em Buenos Aires, Carlos Amorín
Rel-UITA
3 de dezembro de 2007

 

 

 

Fotos: Gerardo Iglesias

 

+ Info / Galería

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905