Brasil   SEARA - MARFRIG 

    EN DIÁLOGO

Com Marcos Araújo

Greve impõe rápida solução

 para o conflito na

Seara-Marfrig Campinas

 

Após uma longa e desgastante reunião, chegou-se a um acordo com a direção da Seara-Marfrig e os trabalhadores suspenderam a greve, retornando às suas tarefas do dia 24 de julho passado.

 

Marcos Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Campinas (SITAC), que representa os trabalhadores do Centro de Distribuição da Seara-Marfrig, declarou ao Sirel que, depois da pressão exercida pela medida de força dos trabalhadores, a empresa cedeu e melhorou a sua proposta.

 

“Tivemos uma longa e extenuante reunião com os representantes da empresa, mas finalmente alcançamos um acordo satisfatório. A nova proposta -continuou Araújo- contempla um reajuste salarial de 8 por cento, retroativo a abril passado; um vale-alimentação de 15 reais diários, até nos sábados, o que representa 360 reais a mais por mês (178 dólares aproximadamente); uma cesta básica de 100 reais (50 dólares aproximadamente), também retroativa a abril, e o compromisso de formar uma comissão bipartite que analise a questão do convênio médico, pois com a fusão de empresas há necessidade de ser avaliado qual dos dois planos é o mais conveniente para os trabalhadores e suas famílias, se o da Seara ou o da Marfrig”, assinalou.

 

Segundo o dirigente, também ficou garantido que não serão descontados os dias de paralisação e que não haverá demissões de terceirizados.

 

Os trabalhadores paralisaram totalmente as atividades no Centro de distribuição durante dois dias, nos quais se acumularam 600 toneladas de alimentos, que não chegaram aos pontos de venda do estado de São Paulo.

 

“Em termos gerais foi um acordo satisfatório e, graças à pressão exercida pelo Sindicato e pela UITA, chegou-se a uma rápida solução”, concluiu o presidente do SITAC.

 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

30 de julho de 2012

 

 

 

 

Fotos: SITAC

artículos relacionados 

23-7-2012  Brasil | SINDICATOS | MARFRIG
Huelga en Seara - Marfrig
Paralización total de actividades

en el Centro de Distribución de Campinas
 Amalia Antúnez 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905