Guatemala VIOLÊNCIA | BANANO

Nota da Rel-UITA
ao Presidente da Guatemala

 Diante do assassinato do companheiro
Pablino Yaque Cervantes do 
SITRABI

 

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da República da Guatemala

Engenheiro Álvaro Colom

Palácio do Governo

Guatemala


 
Da minha maior consideração,


 
Senhor Presidente, fomos informados por nossa organização filiada, o Sindicato dos Trabalhadores Bananeiros de Izabal (SITRABI), do repudiante assassinato do companheiro Pablino Yaque Cervantes, ocorrido no domingo passado, dia 16 de outubro, no município de Morales, Izabal.

 
Perplexos, mas acima de tudo indignados, dirigimo-nos a VExª para expressar nosso repúdio e deixar claro que condenamos este vil homicídio, e que sentimos uma grande preocupação pela segurança dos dirigentes e filiados ao SITRABI.

 
Esta preocupação está baseada na escalada de violência que o Sindicato e seus integrantes vêm sofrendo.

 
Advertimos que neste ano foram assassinados outros três filiados e dirigentes do SITRABI: Oscar Humberto González Vásquez  (10 de abril), Idar Joel Hernández Godoy  (26 de maio), e Henry Aníbal Marroquín Orellana  (24 de setembro). Agora, é incluido nesta macabra lista o companheiro Pablino Yaque Cervantes.


 
Estes crimes gravíssimos denunciam um estado de repressão e perseguição contra o SITRABI, e a isso se soma a campanha permanente de ameaças, intimidações e agressões, sofrida há anos por vários dirigentes e filiados do Sindicato.

 
Nossas fontes nos mostram, além disso, que o efeito de intimidação, instalado por estes assassinos e seus mandantes, impede em muitos casos que as testemunhas desses crimes deponham perante a Polícia e o Ministério Público, uma vez que a impunidade reinante lhes faz temer por suas vidas.


 Esta impunidade, verificada nos assassinatos de nossos companheiros em Izabal, é um mal que corrói as bases da convivência democrática e pacífica e que afeta toda a sociedade guatemalteca.
 
Exigimos uma investigação profunda dos fatos, uma efetiva proteção para as potenciais testemunhas, assim como para a direção e os ativistas do SITRABI.


 
Tomamos como nossa a reivindicação de nossa filiada, quando ela pede a VExª, Senhor Presidente, para “tomar as medidas adequadas para garantir o fiel cumprimento da Constituição Política da República que garante o direito à vida”..


 
Apoiamos também a nota enviada ao Procurador-Geral do Ministério Público, que exige "seja colocado um fim à impunidade que impera na Guatemala, feita uma investigação profunda dos fatos e imposta uma punição, com todo o peso da lei, aos assassinos e a quem os contratou”.


 
Endossamos a ação encaminhada pelo SITRABI ao Procurador dos Direitos Humanos, para que este “tome nota de que os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras sindicalizados também são Direitos Humanos, especialmente quando se atenta contra o direito à vida, e que se digne a emitir um pronunciamento a esse respeito e que não continue mantendo silêncio sobre eventos tão graves”.


 
Permaneceremos atentos ao desenvolvimento da investigação sobre os assassinatos de Pablino Yaque Cervantes  e dos demais companheiros do SITRABI, organização que conta com a nossa ampla solidariedade internacional.


 
Com os protestos da minha mais elevada consideração,


 
 
 
Gerardo Iglesias

Secretário regional UITA



 

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

Rel-UITA

                  28 de outubro de 2011

 

 

 

 

artículos relacionados 

 

24-10-2011  Guatemala | VIOLENCIA | BANANO
Asesinan en Izabal a otro miembro del SITRABI
Cuarto asesinato en lo que va del año  
 Carlos Amorín 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905