O que é a Melamina?

 

A melamina é a substância com que o leite foi adulterado na China e que, em 2008, ocasionou danos renais em 53 mil crianças, muitos deles menores de dois anos, dos quais mais de 10 mil foram hospitalizados (uma centena em estado grave) e quatro morreram.

 

 

A melamina é um produto químico empregado na fabricação de colas, plásticos e resinas, bem como na manufatura de papel; ingeri-la ocasiona insuficiência renal, problemas gástricos, asma e fibrose pulmonar; estudos de laboratório a associam ao aparecimento de câncer e tumores.

 

No México, a melamina foi popular como uma cobertura para dar resistência aos móveis. Em 2007, 22 empresas chinesas começaram a incluir a melamina no leite para espessá-lo e também para enganar os controles de qualidade ao fazer o leite parecer ter mais proteínas do que realmente tinha. E é que a melamina possui grandes concentrações de nitrogênio, que é o indicador de proteínas no leite. Desta farsa participaram inclusive as maiores empresas do ramo: Mengniu, Yili, Guangming e Sanlu.

 

Em abril de 2008, Kwok Wai Cheong, gerente financeiro da Mengniu, demonstrava contentamento porque o lucro da sua empresa tinha aumentado 30 por cento no ano anterior e explicava: "O leite está na moda, graças ao governo que fez campanha sobre os benefícios do consumo de laticínios para a saúde". Entretanto, desde então já havia denúncias de danos à saúde, que foram ocultadas até que, em setembro, explodiu o escândalo.

 

A China pretendia ter, em 2008, o maior faturamento mundial na produção de leite e alcançar os 38 bilhões de litros, para isso as empresas produtoras estavam diluindo o leite com água e simulando que não havia perda de proteínas incluindo a melamina. Foi assim que a contaminação com esse produto químico chegou aos leites infantis, aos derivados lácteos e aos produtos que contêm leite em pó, como bombons, chocolates, sorvetes, cereais, biscoitos e doces (entre eles o popular caramelo "White Rabbit").

 

Isto provocou o fechamento de fronteiras asiáticas e européias a todos esses produtos e a indignação de sócios comerciais que, em 2007, já tinham recebido embarques de alimentos e de pasta dental tóxicos, assim como ração para animais com melamina. A reincidência os levou a tomar extremas precauções.

 

Diante do risco dos produtos lácteos contaminados serem insumos de produtos elaborados em outras nações, o Japão também pôs sob vigilância os produtos procedentes da Coréia do Sul, da Tailândia, Indonésia, Malásia, Índia, Filipinas, Singapura, Vietnã, Mianmar, Taiwan e Hong Kong...

 

Já o governo do México demorou semanas para adotar medidas, apesar do doce "White Rabbit" ser vendido no país.

 

Retirado do site www.elpoderdelconsumidor.org

1 de outubro de 2008

 

  

 

artículos relacionados

30-9-2008   México   
Alerta por productos contaminados
Rastrean en DF más toxichinos
Marco Antonio Martínez
30-9-2008
La realidad de las “marcas globales”
Tras el escándalo de la leche con melamina, se avecina una crisis incipiente para las marcas de las grandes compañías

 UITA

 

Volver

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905