compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

Hong Kong

Vitória Sindical na Nestlé

 

Uma greve parou a produção em plena alta temporada e expôs para a opinião pública as terríveis condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica de sorvetes e refrigerantes Nestlé em Hong Kong.

 

Uma greve de três dias envolvendo 200 trabalhadores da fábrica da Nestlé em Hong Kong, terminou com uma vitória sindical.  A direção local aceitou as reivindicações sobre salários e condições de trabalho. Os trabalhadores e trabalhadoras que participaram da greve eram motoristas, entregadores, vendedores e integrantes da área de produção, todos membros da Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro e de Restaurantes recentemente filiada à UITA.

 

As ações sindicais começaram no dia 27 de julho exigindo uma jornada de trabalho de 12 horas, emprego fixo para os trabalhadores eventuais, 7 por cento de aumento salarial e 6 por cento de aumento nas comissões (além do pagamento dos incentivos).


Durante os últimos 12 anos, o que os trabalhadores recebiam de comissão sofreu uma redução de 12 por cento, apesar da carga e do horário de trabalho terem aumentado muito,
com jornadas que chegam a 17 horas de trabalho. Além disso, a direção altera constantemente a fórmula de pagamento das comissões e se recusa a divulgar a fórmula de cálculo, e com isso os trabalhadores, no final do mês, não podem determinar se o cálculo das suas comissões foi bem feito.

Dezessete horas de trabalho por dia, aumento salarial de apenas 1 por cento em 12 anos e negação sistemática de emprego fixo aos trabalhadores temporários em que pese eles trabalharem na fábrica há mais de 10 anos.

 

A greve parou a produção em plena alta temporada, com grande repercussão na opinião pública de Hong Kong, ao expor as terríveis condições de trabalho da companhia de alimentos mais importante do mundo. Dezessete horas de trabalho por dia, aumento salarial de apenas 1 por cento em 12 anos e negação sistemática de emprego fixo aos trabalhadores temporários em que pese eles trabalharem na fábrica há mais de 10 anos.

Durante mais de uma década, a terça parte da força de trabalho da
Nestlé em Hong Kong atuou em condições precárias de emprego descumprindo deliberadamente a exigência legal na qual os trabalhadores devem passar a ser fixos após 12 meses de trabalho. Os trabalhadores temporários tinham contratos de 12 meses renováveis mas, para evitar que passassem a ser fixos, a direção da Nestlé Hong Kong os obrigava a interromper o trabalho por 14 dias, criando um intervalo entre um contrato e outro. Como conseqüência, os empregados eram privados da estabilidade de trabalho e lhes eram negados, deliberadamente, os benefícios e as garantias que a lei dá aos trabalhadores fixos.


A pedido da Federação de Empregados no Comércio Hoteleiro e de Restaurantes, filiada à Confederação de Sindicatos de Hong Kong (HKTU, na sigla em inglês), a UITA interveio para acabar com estas práticas abusivas chamando a atenção da direção global da
Nestlé e exortou para que fossem iniciadas negociações de boa fé com a organização sindical. 


Na segunda rodada de negociações, ocorrida no dia 29 de julho, o sindicato conseguiu importantes melhorias salariais e de condições de trabalho, chegando a um acordo que foi apoiado pelo voto dos 200 trabalhadores que estavam em greve.

 

Hidayat Greenfield
UITA Ásia / Pacífico
5 de agosto de 2008

artigos relacionados

22-7-2008   República Dominicana   Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS  
Bandidaje y Explotación II
Nestlé, una empresa irresponsable
Con Flaudio Tapia
Rel-UITA | Gerardo Iglesias

3-72007   República Dominicana

Nestlé cierra fábrica en Hato Nuevo

Viola acuerdos contraídos mediante contrato con sus trabajadores

Yokauris Vasquez

23-6-2008   República Dominicana    Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS

Otra vez: la mala leche de Nestlé

Con Bernabel Matos

Rel-UITA | Beatriz Sosa Martínez

19-6-2008   República Dominicana    Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS 

Nestlé cierra y los trabajadores son los últimos en enterarse

Con Rafael “Pepe” Abreu

Rel-UITA

23-11-2007   República Dominicana     Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS

Acuerdo entre Nestlé y los sindicatos

Los despedidos serán reincorporados en otras plantas de la empresa

Rel-UITA | Carlos Amorín

20-11-2007   República Dominicana     Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  

¡NO A LOS DESPIDOS ABUSIVOS EN NESTLÉ!

Los sindicatos implementan dinámico plan de acción

Rel-UITA | Carlos Amorín

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905