Perú

Massacre em Bagua e Greve na AmBev

Carta Aberta ao Presidente do Peru

Dr. Alan García

 

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

 

Carta Aberta ao Presidente da República do Peru Dr. Alan García

 

Dirigimo-nos a V.Exa. para expressar nossa indignação e alarme diante dos fatos ocorridos em Bagua, durante os quais foram barbaramente reprimidas as mobilizações de comunidades indígenas que, há 50 dias, vêm se expressando pacificamente.

 

Em nosso continente conhecemos, porque já tivemos que sofrê-las, as consequências da violência exercida pelo Estado. Acreditávamos ser produto de épocas já superadas onde a sociedade era submetida ao férreo controle do ditador do momento. Neste caso, enquanto por um lado lamentamos todas e cada uma das vidas perdidas, por outro acusamos que essas mortes foram o resultado da repressão policial ordenada por um governo eleito democraticamente.

 

Por isso, responsabilizamos V.Exa., o cabeça deste governo, por este deplorável episódio que, reiteramos, só encontra antecedentes nos períodos mais autoritários e antidemocráticos de nossa história.

 

Queremos expressar, além disso, nossa total e completa solidariedade com as reivindicações das comunidades indígenas, que arriscam diariamente as próprias vidas em defesa do seu habitat ancestral, mas também na defesa dos interesses de toda a humanidade, especialmente de todas e todos os latino-americanos. O que ainda existe de selva amazônica constitui não só uma enorme riqueza material devido aos seus recursos naturais, mas também, e principalmente, um inestimável capital ecológico essencial para a sustentabilidade da região e do planeta.

 

Por tudo isso, exigimos a imediata anulação dos decretos legislativos relacionados com a exploração comercial dos recursos naturais na selva peruana, que não fazem mais do que abrir o caminho para que as corporações transnacionais ingressem com facilidade, trazendo junto a sua ambição de lucro, cuja consequência é a conhecida esteira de devastação, contaminação e morte, afundando na pobreza aqueles países ricos em recursos naturais, mas com atores políticos incapazes de defender os interesses nacionais.

 

Além disso, novamente queremos frisar que, desde o dia 20 de abril passado, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Companhia Cervejeira AmBev Peru SAC (SUTAMBEV) de Sullana, está em greve por tempo indeterminado: último recurso legal na busca por uma solução para as suas justas reivindicações.

 

Como é do conhecimento de V.Exa., uma Missão da UITA viajou ao Peru no final de maio, mantendo várias entrevistas, inclusive com representantes do Ministério do Trabalho, o que infelizmente não produziu qualquer avanço concreto no conflito provocado pela intransigência da transnacional AmBev.

 

Lamentamos profundamente que os trabalhadores da AmBev não tenham ainda recebido o amparo e o apoio que merecem em sua desigual luta, e destacamos que, como as comunidades indígenas de Bagua, eles também defendem direitos básicos dos seres humanos, como é o caso dos direitos trabalhistas, garantindo uma vida digna para eles e suas famílias. Em ambos os casos, em Bagua por ação e em Sullana por omissão, o seu governo deixou claro estar determinado a por os interesses do capital estrangeiro acima dos direitos básicos daqueles que representa.

 

Por tudo isso, junto com nossas 374 organizações em 120 países, instamos V.Exa. a tomar urgentemente partido em favor dos mais fracos, daqueles que defendem os direitos básicos do povo peruano, como a soberania, a democracia, o diálogo, a paz e a vida.

 

Sem mais, despedimo-nos de V.Exa, apresentando nossas cordiais saudações.

 

 

 

Luis Alejandro Pedraza

Comitê Executivo

Latino-Americano da UITA

Gerardo Iglesias

Secretário Regional UITA

 

                                                             

                          

C/c.: Anistia Internacional, Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Brasil, Central Geral dos Trabalhadores do Peru, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Human Rights, Centro da Mulher Peruana Flora Tristán, Congressistas da República do Peru, Ministério do Trabalho do Peru, Ministério do Interior do Peru, Central Única dos Trabalhadores (CUT-Colômbia), ACIN - Colômbia, União Nacional Agroalimentar da Colômbia, Movimento Mundial de Defesa dos Bosques Tropicais (WRM), Filiais UITA Peru, Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da AmBev, PLADES.

 

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

 

 

artículos relacionados 

10-6-2009   Perú
El gobierno criminaliza la protesta de los nativos amazónicos
Mañana jueves 11 de junio todo el Perú será escenario de movilizaciones y paros regionales convocados por el Frente de Defensa de la Vida y la Soberanía Nacional     Julia Vicuña Yacarine

9-6-2009   Perú
Colmillos del perro del hortelano
Cual cruzado medieval contra los infieles, Alan García decidió poner fin a la demanda indígena

Javier Diez Canseco

 

 

Volver a Portada

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905