sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

   Brasil SINDICATOS

     
 

Com Siderlei de Oliveira

Encontro dos trabalhadores
da Marfrig e da JBS Friboi

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CONTAC), realizará no próximo dia 13 de janeiro, na cidade de São Paulo, um Encontro dos Trabalhadores da Marfrig e da JBS-Friboi, os dois principais frigoríficos de bovinos do Brasil e do mundo. Seu objetivo é traçar a estratégia de ação para este ano que se inicia. Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, dialogou com Sirel a este respeito.
 

 

"Marfrig e JBS-Friboi são empresas com frigoríficos espalhados por todo o país. A JBS é a maior empresa de frigoríficos do mundo e a Marfrig é a segunda maior. Ambas têm em comum o tratamento dado aos seus trabalhadores, que é o da pior espécie, aspecto no qual também ocupam o primeiro lugar no mundo - sentenciou Siderlei.


As
doenças profissionais, especialmente na JBS-Friboi, são tratadas de maneira leviana, menosprezando os dados da realidade.

 
É muito irritante –continuou– que esta empresa faça publicidade em muitos meios de comunicação, onde se apresenta como uma empresa «generosa», possuidora de um bom produto e de uma sensibilidade social, entre outras coisas, quando trata os seus próprios funcionários como se fossem menos do que as suas peças mecânicas”.

  
O presidente da CONTAC
ressaltou que "Também estamos preocupados com o fato de a Marfrig ter comprado algumas fábricas da Brasil Foods, a qual, depois da fusão (Sadia - Perdigão), precisou se livrar de algumas propriedades e marcas, para não ficar em posição monopolista e arriscar que a lei brasileira objetasse a operação inteira.

 
O que mais nos interessa com relação a essas
mudanças de proprietários é que em cada empresa que a Brasil Foods vendeu à Marfrig há uma média de 500 a 600 trabalhadores – afirmou Siderlei. No total, calculamos que são 15 mil os trabalhadores que passaram de uma empresa para a outra.

 
Teremos que analisar, neste Encontro, como a Marfrig está tratando a questão dos salários e dos direitos adquiridos, já há muitos anos, por estes trabalhadores das empresas anteriormente pertencentes à Brasil Foods. Entendemos que a Marfrig não pode alterar os acordos e os benefícios que estes trabalhadores já tinham conquistado nestas fábricas – enfatizou.

 
Também discutiremos sobre a suspensão da aprovação da Norma Regulamentadora (NR) do setor avícola, uma decisão que tomamos em resposta a um ataque dos empresários aos trabalhadores, à Justiça do Trabalho brasileira, ao Ministério do Trabalho.
Naquele momento exigimos uma retratação do presidente da União Brasileira dos Exportadores de Frango, que ainda disse ter dúvidas sobre a idoneidade dos técnicos e das autoridades envolvidas nessa discussão. Essa retratação já ocorreu, de modo que no Encontro discutiremos sobre a retomada do processo de aprovação da NR", concluiu ele.

 

 

 

  

NÓS RESPEITAMOS OS TRABALHADORES,

OS CONSUMIDORES E O PLANETA...

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

10 de janeiro de 2012

 

 

 

 

Ilustração: Allan McDonald

 

artículos relacionados 

21-9-2011  Brasil | FRIGORÍFICO | MULTA   Español  Versão PORTUGUÉS 
JBS S.A. terá que pagar R$ 50 mil por danos morais
TST condena frigorífico a indenizar funcionária por fazê-la andar seminua 

G1.globo.com

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905