Uruguai - Coca Cola

Com Gabriel San Martin

  Importante conquista
para os trabalhadores da Coca-Cola

 
Nova vitória da FELATRAC

 

O Sindicato dos Trabalhadores da Coca-Cola (STCC) obteve um categórico acordo com a empresa depois de vários dias de alerta e de uma constante negociação. Sirel dialogou com Gabriel San Martin, secretário da Organização do STCC, para conhecer o alcance do presente acordo, que confirma mais uma vez a importância da luta sindical internacionalmente organizada.

 

-Como chegaram a este acordo?
-Depois de várias etapas de negociação, terça-feira passada, 12 de maio, assinamos um acordo com o Ministério do Trabalho e a Previdência Social, abrangendo 100 por cento das reivindicações.
O estado de alerta se deu por causa da notícia de que a empresa iria importar mercadorias da Argentina, para cobrir a falta delas no mercado nacional. O argumento da empresa é que existe baixa produtividade das maquinárias, o que por sua vez o sindicato comprovou, mas que se dá por uma má gestão empresarial. A falta de manutenção, que foi prontamente denunciada pelo Sindicato, levou de fato a que a fábrica da Coca-Cola em Montevidéu tivesse um desempenho substancialmente menor do que as outras na região. Enfim, o STCC negociou que as futuras importações se darão sob uma regulamentação e de acordo com uma comissão bipartida com o objetivo de que a fábrica atinja um ótimo nível de produção, que é o que almejam os trabalhadores.
 
Neste sentido, o STCC estará atento às ações da companhia, já que há rumores de que a falta de manutenção das máquinas e a conseqüente baixa produtividade podem ser parte de uma estratégia de marketing da Coca-Cola Company para facilitar a venda da fábrica Montevidéu Refrescos para a FEMSA, a maior filial da Coca-Cola no mundo.
 
-Que passos foram dados?
-Além das denúncias aos organismos correspondentes, contactamos a Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Coca-Cola (FELATRAC). Através da Rel-UITA entramos em contato com Raúl Álvarez e Pablo Quiroga,
que fizeram as gestões internacionais que foram vitais para resolver este conflito. Estamos conscientes de que sem o apoio da FELATRAC, certamente não teríamos conseguido este resultado.
  
-Em que consiste especificamente esse acordo assinado?
-A principal coisa é que, se for necessária a importação do produto, esta se dará sob uma regulamentação sindical. Foi acordado o pleno emprego, que não haja nem trabalhadores sazonais e nem permanentes enviados ao seguro desemprego ou demitidos. Além disso, é muito importante que a situação dos 22 trabalhadores da área Distribuição tenha sido solucionada e que passem a trabalhar 8 horas por dia, e não 4 como a empresa tinha pensado.
 
Além disso, conseguimos que o importador direto seja Montevideo Refrescos e não um terceiro. Isto garante não criar um precedente que poderia ser perigoso, não só para nós, mas para toda a indústria das bebidas, já que o Uruguai recentemente revogou a barreira alfandegária, que regulava as importações de bebidas (a "dupla IMESI") deixando o campo livre para que qualquer empresa pudesse importar.
 
-Como você avalia estes acordos?
-Muito positivos. Marca um precedente na luta sindical, um claro fortalecimento do STCC. Por outro lado, ressalta a importância da solidariedade internacional, materializada no presente caso pelas ações da FELATRAC. O apoio, não só internacional como também dos colegas a nível local, foi vital para que o resultado deste processo fosse 100% positivo.

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

15 de maio de 2009

 

 

 

 Fotos: Rel-UITA

artígos relacionados 

8-5-2009   Uruguay - Coca Cola
Trabajadores de Coca Cola  en preconflicto
Con Milton Burgos
 Amalia
Antúnez
8-5-2009   Uruguay
Trabajadores de Coca-Cola en estado de alerta
Comunicado del STCC
 
STCC
30-4-2009   Uruguay   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS    
Resolución de la Asamblea del Sindicato de Trabajadores de Coca-Cola
   
STCC

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905