Brasil

Confederação quer garantias para
trabalhadores demitidos em frigorífico

 

Durante audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação manifestou,

nesta quinta-feira (26), preocupação com o futuro de 1.200 trabalhadores do frigorífico Nicolini, em Nova Araçá, região Nordeste do estado.

 

O frigorífico, que produz para a empresa Sadia, demitiu 600 funcionários no mês de dezembro e outros 600 entraram em férias coletivas na última sexta-feira (20). “A produção parou e não há garantias de retorno dos funcionários que estão em férias coletivas”, alertou o presidente da Confederação, Siderlei Silva de Oliveira.

 

Caso se confirme o fechamento da empresa, o impacto para o município de 3.500 habitantes será enorme. “Proporcionalmente, teríamos um número de desempregados maior do que os registrados na área dos metalúrgicos, no ABC Paulista”, afirma o dirigente sindical. Segundo Oliveira, a empresa Nicolini vem negando a existência do problema porque busca parceiros para viabilizar empréstimo junto ao BNDES, que dê alguma possibilidade de retomar a produção. “A postura da empresa inviabiliza a busca pelo seguro-desemprego especial aos trabalhadores demitidos”, explica. O dirigente entende que deve haver contrapartida social no caso de haver injeção de recursos públicos na empresa.

 

"O quadro é muito difícil, entendemos que o problema envolve os sindicatos, os governos e a Assembleia Legislativa, de quem esperamos apoio em nossa luta", sintetizou Oliveira. A intenção é tentar colaborar para que os empregos sejam mantidos.

 

O frigorífico Nicolini processa carne de frango e de suínos exclusivamente para a Sadia em unidades de Nova Araçá e Garibaldi. As férias coletivas teriam sido recomendadas pela Sadia, que rescindiu o contrato com o Nicolini. O frigorífico abate 400 mil frangos e 600 suínos por dia nas duas unidades.

 

Gilmar Eitelwein

Rel-UITA / CONTAC

2 de março de 2008

 

 

 

Foto: Eduardo Quadros

 

artículos relacionados

27-2-2009  Brasil
Trabalhadores avícolas ocupam rodovia no Rio Grande do Sul durante o carnaval 
 |  Neste momento mais 600 trabalhadores estão na eminência de perder seus empregos  Rel-UITA | CONTAC | Siderlei de Oliveira

19-2-2009   Brasil - Rio Grande do Sul   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS

Dramática situación atraviesan los trabajadores de la industria avícola

Con Siderlei de Oliveira
Rel-UITA | Amalia Antúnez

29-1-2009   Brasil

Ação da SADIA provoca demissões

A SADIA hoje é a empresa do setor alimentício que tem
a pior política de relacionamento

Rel-UITA | CONTAC

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905