Argentina - UTHGRA

 UTHGRA conclui jornadas de mobilização

“Continuaremos em pé de guerra até alcançar a meta”

 

A União dos Trabalhadores do Turismo, Hotéis e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA) termina hoje, segunda-feira 25, um prolongado fim de semana de mobilizações e atividades em todo o país, reivindicando um aumento salarial de 25 por cento. O governo estabeleceu uma "conciliação obrigatória" que o sindicato está legalmente obrigado a cumprir.

 

Na sexta-feira 22, quando mal começava o plano de mobilizações e de ações da UTHGRA, o Ministério do Trabalho decretou a “conciliação obrigatória” para o setor hoteleiro, o que impede o desencadeamento de greves por dez dias. O decreto também estabeleceu uma pauta de três reuniões tripartites, que serão realizadas entre a próxima quarta-feira 27 e a sexta-feira 29.

 

Norberto Latorre, Secretário de Finanças da UTHGRA e presidente do Comitê Mundial do Departamento Profissional de Trabalhadores de Hotéis, Restaurantes, Catering e Turismo (HRCT) da UITA, disse ao Sirel que "Esta conciliação obrigatória é apenas para o setor hoteleiro e só nos impede de fazer greves, mas não mobilizações e demais atividades; no setor gastronômico continuamos segundo o planejado. Nos refeitórios e hospitais estamos trabalhando em um ritmo lento e realizamos mobilizações em várias partes do país”.

 

O fim de semana prolongado, incluindo o dia de hoje, segunda-feira 25, foi palco de um grande turismo interno e foi aproveitado pela UTHGRA para difundir as suas reivindicações entre os usuários de restaurantes e hotéis.

 

"Nós vamos para a conciliação, mas ao mesmo tempo em pé de guerra - Norberto advertiu. Nossa mobilização será permanente e nacional. Após os dez dias, durante os quais não podemos fazer greves, porque a lei não permite, e se a falta de acordo continuar, certamente nos encaminharemos para um aprofundamento do conflito”, concluiu.

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

25 de maio de 2009

 

 

 

+ Info

 

artigos relacionados 

22-5-2009   Argentina
La UTHGRA anunció ayer un plan de movilizaciones
Fin de semana con acciones directas en todo el país por aumento salarial  

Con Norberto Latorre

7-5-2009   Argentina   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
La represión contra nuestra marcha fue una decisión política
Con Norberto Latorre, de UTHGRA

   
Carlos
Amorín

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905