Honduras

Com Salomón Batres, subdiretor geral de Trabalho
Confiamos em uma solução
satisfatória para o conflito

A Secretaria do Trabalho facilita o entendimento entre
o STIBYS e a Cervejaria Hondurenha

 

Enquanto continuam as negociações entre o Sindicato de Trabalhadores da Indústria das Bebidas e Similares (STIBYS)
e a Cervejaria Hondurenha (SAB-Miller), a Secretaria do Trabalho designou o Dr. Salomón Batres, subdiretor geral do Trabalho, para participar da mesa de diálogo, a fim de continuar sua tarefa de facilitação em busca de um entendimento entre as partes. A sessão da segunda-feira passada, 16 de fevereiro, ao não ocorrer, acabou atrasando ainda mais o entendimento, que continua muito lento, devido à atitude reticente da empresa.

 

Durante a jornada de 17 de fevereiro, a Comissão Negociadora do STIBYS se reuniu novamente com a Cervejaria Hondurenha (SAB-Miller), analisando diferentes temas incluídos na agenda de negociação. Entretanto, os membros do STIBYS garantem que a empresa continua tentando mudar o que ficou acertado nas sessões da semana passada, com uma atitude que parece estar mais dirigida a gastar o tempo previsto para esta primeira fase de “entendimento direto”, do que em buscar uma saída real para o conflito.

 

Para saber a opinião da Secretaria do Trabalho sobre esta situação, o Sirel conversou com o
Dr. Salomón Batres, em seu segundo dia em San Pedro Sula, como delegado da ministra do Trabalho, Mayra Mejía, nesta negociação.

 

-Qual foi, até o momento, o papel da Secretaria do Trabalho neste conflito?

-Tentamos fazer o que nos parece ser a nossa tarefa principal, isto é, proporcionar os meios idôneos em termos de pessoal especializado, fornecidos pela Secretaria, para buscar uma aproximação entre as partes. Foram mobilizados o vice-ministro do Trabalho, Roberto Cardona, e o subinspetor geral do Trabalho, Donaldo Martínez, e agora aqui estou eu para oferecer a colaboração necessária para que a tranquilidade volte a reinar na empresa.

 

- Quais são as suas primeiras impressões sobre o que está acontecendo na mesa de negociação?

-Iniciamos hoje, às 8.30 da manhã, e as coisas estão um pouco complicadas. Só que na vida nada é impossível. A disposição e a boa vontade das partes vão ser fundamentais para que cheguemos a um acordo. Eu lhes disse que estou aqui, disposto a realizar qualquer esforço e sacrifício, em busca de uma solução pacífica para este conflito.

 

-Os trabalhadores filiados ao STIBYS denunciam que a empresa descumpriu um monte de cláusulas do Convênio Coletivo assinado em janeiro de 2008. Qual a sua opinião a este respeito?

-Os inspetores chegaram à empresa para conferir as denúncias apresentadas pelo Sindicato, mas não foi possível porque já tinha sido desencadeado o protesto, e o centro de trabalho ocupado. Só foi possível escutar as declarações de ambas as partes, mas já havia denúncias anteriores, formuladas junto à Inspeção Geral do Trabalho e, efetivamente, os inspetores que chegaram à empresa constataram estas violações e inclusive houve sanções pecuniárias por violações do Contrato de Trabalho.

 

-Há um interesse particular por esse caso por parte da Secretaria do Trabalho?

-A Secretaria do Trabalho é a instituição que traça o rumo da (dirige a/pilar da?) administração pública do trabalho e tem por obrigação harmonizar as partes em conflito, isto é, os dois atores da produção: capital e trabalho. Este é o nosso dever, e aqui estamos tentando buscar a aproximação. A meu ver, este primeiro passo foi cumprido. É muito complexo, mas as duas partes estão deixando claro que há vontade em se chegar a um acordo. Sou otimista.

En San Pedro Sula, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

20 de fevereiro de 2009

 

 

 

Fotos: Giorgio Trucchi

 

cobertura periodística

 

 

Más información y galería fotográfica

 

artículos relacionados 

16-2-2009   Honduras
Perdimos el miedo

y estamos listos para lo que venga
Voces y rostros de la huelga del STIBYS

Rel-UITA | Giorgio Trucchi

13-2-2009   Honduras

Gran movilización en respaldo a la lucha del STIBYS | Movimientos sociales y organizaciones sindicales piden a la SAB-Miller respeto
al convenio colectivo 
Rel-UITA |
  Giorgio Trucchi

12-2-2009   Honduras

Terminó huelga en la SAB-Miller / Coca Cola

Rel-UITA | Carlos Amorín

11-2-2009   Honduras
El país vive un momento crucial, y la SAB-Miller nos ataca para quebrarnos
Con Carlos Rodríguez, de STIBYS

Rel-UITA | Carlos Amorín

10-2-2009   Honduras
Conflicto en Cervecería Hondureña
SAB-Miller y Coca Cola quiere despedir a 300 trabajadores 

Rel-UITA | Carlos Amorín

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905