El Salvador

 

Campanha internacional em apoio aos
trabalhadores de CALVO El Salvador


Agradecimento pelas adesões recebidas
 

 

Companheiros e companheiras, amigos e amigas:

 

A Secretaria Regional para a América Latina da UITA (Rel-UITA) deseja agradecer, calorosamente, a todos aqueles que aderiram à campanha de solidariedade empreendida por nossa internacional em favor dos direitos humanos e das liberdades sindicais dos trabalhadores da fábrica do Grupo Calvo no porto de La Unión, El Salvador, e especialmente aos integrantes do Sindicato Geral de Trabalhadores da Indústria Pesqueira e Atividades Conexas (SGTIPAC).

 

A campanha obteve alguns resultados bastante positivos, tais como o reconhecimento da organização sindical por parte da direção espanhola do empreendimento e um conhecimento mais profundo da situação vivida em El Salvador, por parte dos sindicatos de outras fábricas do Grupo, como os da Espanha e do Brasil.

 

Não obstante, a perseguição continua e, de fato, ainda não foi possível instalar um diálogo sério entre os representantes da empresa e a direção sindical. Pior ainda, é o crescimento, à sombra dos escalões intermediários salvadorenhos, de um sindicato “chapa branca” nos quais os “militantes” contam com todas as facilidades que são negadas ao sindicato operário SGTIPAC. De fato, nenhum dos três demitidos, por terem se integrado ao sindicato, foi reconduzido a seu posto de trabalho.

 

Enquanto isso, e nos fóruns europeus onde lhes foram pedidas explicações, a patronal da Calvo ensaia desculpas mentirosas para as denúncias que recebem, misturando a política interna de El Salvador com um simples e claro caso de perseguição, anti-sindicalismo e autoritarismo. Como amostragem, basta um botão: depois do episódio do “detector de mentiras”, agora as trabalhadoras e os trabalhadores devem pedir à supervisão uma chave para abrir os cadeados com os quais são trancados os banheiros permanentemente. É preciso esclarecer que os identificados como integrantes do sindicato são tratados com desprezo pela supervisão quando devem pedir a chave do banheiro?

 

Por isso, ao mesmo tempo em que agradecemos a sua solidariedade, fazemos chegar uma exortação para que a redobremos, para que intensifiquemos o esforço de difusão do cínico comportamento do Grupo Calvo que utiliza a legislação da União Européia, relativa ao respeito às normas trabalhistas, apenas visando a entrada de seus produtos com importantes reduções de tarifas aduaneiras, sendo que, ao mesmo tempo, ignora impunemente a legislação trabalhista local, a européia e a internacional.

 

Companheiras e companheiros, amigos e amigas: esta campanha deve continuar até que as autoridades da Calvo El Salvador concedam, definitivamente, ao seu pessoal local o mesmo status sindical e social que é dado às trabalhadoras e aos trabalhadores empregados no resto do mundo.

 

Muito obrigado, e vamos redobrar o esforço!

 

Viva o SGTIPAC!

 

Viva a solidariedade internacional!

 

Rel-UITA

9 de outubro de 2007

 

 

 

 

 

 

ver sección Calvo  Súmate a la Campaña  CALVO en la Prensa

 

  artículos relacionados

26-9-2007   CALVO - El Salvador
Empezamos a hablar, falta que nos comuniquemos

Con Atilio Jaimes Pérez y Mariano Alexander Guerrero | CEAL

24-9-2007   El Salvador - CALVO
Inspecciones oficiales constatan denuncias sindicales
Por Carlos Amorín

16-8-2007   España
Los barcos piratas de CALVO
Campaña en Apoyo a los Trabajadores de CALVO El Salvador
Con Jon Azcue

Por Beatriz Sosa Martínez

20-7-2007   El Salvador - La Unión
En defensa de nuestra vida y del ambiente 
Con la Doctora Martha Cecilia Leiva | Por Giorgio Trucchi

 

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905