Brasil CONQUISTAS

     

Sindicato da Alimentação de Limeira conquista ganho real em todas as negociações do semestre

  

 

De 353 reajustes salariais realizados no primeiro semestre deste ano no Brasil, e que são monitorados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), 93 por cento resultaram em ganhos reais de salário.

 

A entidade utiliza o índice inflacionário INPC│IBGE para fazer o comparativo, e saber quantas categorias receberam acima da inflação.

 

No Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Limeira, as seis negociações deste primeiro semestre terminaram com ganho real de salário. É o caso dos trabalhadores e trabalhadoras nas indústrias do suco, que conquistaram um reajuste de 9 por cento, ganho real de 2,6 por cento.

 

A entidade negocia 11 Acordos em Limeira e região: bebidas, Coca Cola, Usina Iracema indústria e Lavoura, sucos, frigoríficos, ação plúrima, café, padarias, trigo e Nestlé. O ganho real em 100 por cento das negociações do primeiro semestre é motivo de otimismo com relação ao segundo.

 

Os sobressaltos econômicos mundiais ainda não atingiram o Brasil, e não vemos porque piorar a perspectiva do trabalhador diante das negociações.

 

De acordo com a pesquisa do DIEESE, 2011 é o segundo melhor ano em desempenho para os trabalhadores, só perdendo para 2010, quando o número de negociações que terminaram com ganho real no primeiro semestre foi de 97 por cento.

 

Apesar do bom número de 2011, nós acreditamos que o trabalhador continua sendo colocado em segundo plano pela Economia do país. Se focarmos 2010, por exemplo, veremos que o aumento do PIB ficou em 7,5 por cento, enquanto o ganho real de salário, medido pelo DIEESE, foi de 1,7 por cento.

 

Em nível nacional, as negociações de setores da Alimentação tiveram índice de ganho real maior do que o geral: 95,7 por cento.

 

Essas negociações, ao seu término, permitiram reajustes salariais acima da inflação acumulada do período.

 

 

 

Em Limeira, Artur Bueno Junior

Rel-UITA

12 de setembro de 2011

 

 

 

 

artículos relacionados 

2-9-2011  Brasil | SINDICATOS | SUCO
Sindicato garante direitos dos trabalhadores da CITROSUCO S/A em Limeira

STIA Limeira acionou a Vara do Trabalho da respectiva cidade 

 Artur Bueno Junior

5-8-2011  Brasil | SINDICATOS | CITROSUCO
Sindicato combate imposição da empresa CITROSUCO
 STIA-Limeira | Artur Bueno Junior

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905