Nicaragua

Com Daniel Reyes, del SUT-INARSA

 "Coca-Cola FEMSA quer
reestruturar e terceirizar
a área de Vendas"

Brado de alerta do SUT-INARSA diante das manobras de terceirização da transnacional

A repentina decisão da Indústria Nacional de Refrescos SA (Coca-Cola FEMSA) para implementar um plano de reestruturação da área de Vendas tem despertado a preocupação do Sindicato Único de Trabalhadores da Indústria Nacional de Refrescos SA (SUT-INARSA). Segundo Daniel Reyes, secretário-geral, por trás desta manobra se ocultaria um plano da empresa para reduzir custos, eliminando rotas e terceirizando o setor.

 

-O que está acontecendo na Indústria Nacional de Refrescos SA (Coca-Cola FEMSA)?
-Há umas duas semanas a empresa apresentou ao Sindicato uma proposta de reestruturação das rotas e logo percebemos que o verdadeiro objetivo é terceirizar algumas áreas do mercado.
 
Além disso, explicamos à empresa que não era hora de iniciar este projeto, pois as chuvas contínuas e os graves desastres ambientais do país levaram a um declínio nas vendas em  2 por cento, aproximadamente.
 
No entanto, ignoraram as nossas considerações e começaram um plano piloto de uma semana, cujos resultados foram desastrosos.
 
-Que problemas surgiram?
-Gerou-se uma grande confusão entre os clientes e as vendas caíram 5 por cento, afetando seriamente os salários dos trabalhadores desta área.
 
Nós nos reunimos com a empresa para avaliar os resultados deste plano piloto e eles vieram com uma atitude totalmente fechada.
 
Eles nos disseram que a reestruturação vai continuar com ou sem o apoio do Sindicato, e será estendida a todas as rotas.
 
Isto mostra a verdadeira intenção da
Coca-Cola FEMSA, que é eliminar rotas e substituí-las por terceirizados, para reduzir custos.
 
Estão sendo feitos estudos em vários bairros de Manágua. O que eles querem é criar agências e abastecer os pequenos clientes por terceiros.
 
Nós não somos contra uma reestruturação, mas o plano deve ser adequado, em consonância com a realidade que estamos vivendo, em consenso com o sindicato, sem terceirização e que tenha o objetivo de melhorar o mercado.
 
-Qual tem sido a resposta do SUT-INARSA?
-Deixamos claro para a empresa que não vamos aceitar este plano, não é o momento e não é possível se pensar em uma eliminação de rotas, nem em um agravamento da situação econômica dos trabalhadores.


 Além disso, nós já fizemos a advertência de que, se continuarem com o plano, seremos obrigados a tomar medidas para freá-lo. Qualquer coisa que aconteça, será de inteira responsabilidade da própria empresa.
 
É por isso que estamos fazendo esta denúncia em nível internacional e pedimos à UITA e às organizações que compõem a FELATRAC para ficarem em alerta, considerando o que possa vir a acontecer nos próximos dias.

 
 

 

En Manágua, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

5 de outubro de 2010

 

 

 

Fotos: Giorgio Trucchi

artículos relacionados

13-8-2010  Nicaragua - Coca Cola   Versión en ESPAÑOL  english version
Nuevo Convenio Colectivo
Importantes avances en materia económica y estabilidad laboral

Rel-UITA l Giorgio Trucchi

4-5-2010  Nicaragua – SINDICATOS
Unidos y generando confianza para nuevas luchas
El SUT-INARSA se prepara para la negociación del Convenio Colectivo 

Rel-UITA l Giorgio Trucchi 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905