compañías

Enviar este artículo por Correo Electrónico                                     Unilever

   

 

A Unilever continua concentrando operações  

 

 

Continuando um processo, que começou na Europa e prosseguiu na Ásia, a IBM Costa Rica se encarregará, junto com a sede do Brasil, de administrar os recursos humanos da Unilever em 19 países da América Latina.

 

A IBM Costa Rica atenderá, junto com a sede em Hortolândia (São Paulo, Brasil), as necessidades de uma parte da planilha de 27.000 empregados que a Unilever tem no continente americano.

 

Da Costa Rica, a transnacional norte-americana International Business Machines, mais conhecida pela sua sigla IBM, oferece serviços de subcontratação que incluem, entre outros, a produção de programas de informática (software), componentes de computadores (hardware) e serviços de valor agregado como pagamento de salários, administração de benefícios, aprendizagem em linha, seleção e contratação de pessoal e suporte para pensionistas.

 

A Unilever da América Central, localizada na Costa Rica, é constituída por dois locais de operação: o centro de distribuição, localizado em Heredia, e um segundo formado pelo edifício administrativo e pela fábrica de produção de alimentos para as marcas Hellmann’s, Natura’s, Knorr e Lizano, localizado em La Rivera de Belén. Em 2003, a Unilever tinha sete fábricas na região, mas a partir desse ano centralizou 70 por cento de sua produção na Costa Rica (alimentos) e os 30 por cento restantes em El Salvador (artigos de higiene pessoal).

 

Naquele ano, a transnacional anglo-holandesa justificava sua escolha em estudos que assinalavam que a Costa Rica possuia as melhores condições, entre outras a estabilidade política, o nível educacional da população e a qualidade da mão-de-obra. Não mencionavam, mas neste país os sindicatos são praticamente inexistentes e isto também deve ter pesado na escolha. Os motivos para escolher El Salvador não foram assinalados, mas é presumível que, como as outras transnacionais, tais como a produtora espanhola de atum Calvo, a Unilever tenha considerado as vantagens de concentrar sua produção em um país governado por um partido de direita e anti-operário como o ARENA.

 

O contrato de serviço IBM-Unilever inclui Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Uruguai.

 

Norma Delgado, gerente de Inteligência de Negócios da IBM Costa Rica, declarou que, ao obter a conta de serviços de recursos humanos da Unilever, a empresa criará novas opções de emprego em “tempos de crise”. Neste momento, a IBM emprega 800 pessoas nesse país, mas “hábil declarante” não especificou em quanto aumentarão os postos de trabalho e, muito menos, quantos perderão seu trabalho nos 19 países mencionados. Afinal de contas, a tão mencionada Responsabilidade Social Empresarial não proíbe as meias verdades.

 

Também foi divulgado que o projeto foi feito para que os executivos da área de Recursos Humanos da Unilever se concentrassem em ações estratégicas, liberando-os das tarefas de administração e operação das atividades. A leitura que fazemos destas intenções é buscar com que os executivos não se distraiam com atividades burocráticas, que lhes impeçam de chegar à meta, aprovada em 2007, de eliminar 20 mil postos de trabalho e converter a Unilever, mediante terceirizações, em uma companhia virtual.

 

Os trabalhadores e trabalhadoras da Unilever em todo o mundo conhecem de sobra a natureza e as  consequências das ações estratégicas dos gerentes de Direitos Humanos. Se você tem algum conhecido que trabalha nesta companhia, pergunte a ele.

 

 

 

Em Montevidéu, Enildo Iglesias

Rel-UITA

4 de maio de 2009

Enildo Iglesias

 

 

 

 

artículos relacionados

1-4-2009   Brasil – Unilever   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
La perspectiva sindical de la UITA nos parece muy interesante y acertada
Con Claudio Urrutia

Rel-UITA Carlos Amorín

26-3-2009   Brasil   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  

Sumar a todos los sindicatos de Unilever

Con Siderlei Silva de Oliveira

Rel-UITA | Carlos Amorín

24-3-2009   Brasil - Unilever   Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS 

Una estrategia común para enfrentar a Unilever | Con Artur Bueno de Camargo

Rel-UITA | Carlos Amorín

19-3-2009   Brasil - Unilever    Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS 
Trabajar en unidad y con propuestas concretas
| Con Neuza Barbosa de Lima
Rel-UITA | Carlos Amorín

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905