010 | 13 de outubro | 2009  

 

 

Basta!

Turismo sexual

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que o turismo sexual contribua com de 2 a 14 por cento para o PIB da Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) 1,8 milhão de crianças, principalmente meninas, entram no comércio sexual a cada ano. A chefa do departamento de proteção infantil desta organização para a Tailândia, Amanda Bissex, afirmou: "Precisamos melhorar a legislação e o bem-estar econômico das crianças, mas também temos de lidar com a atitude das pessoas e criar um clima onde exista tolerância zero para abuso de menores, seja em seu país ou no exterior".

 

Ambos os organismos internacionais, em particular a OIT, deveriam proclamar que uma maneira de frear o turismo sexual é melhorar a porcentagem de sindicalização nos hotéis, para o que é essencial o cumprimento das disposições da Convenção Nº 87 da OIT (sobre a liberdade sindical e a proteção do direito de sindicalização) que a Malásia e a Tailândia ainda não ratificaram e que sofre uma deficiente aplicação na Indonésia e nas Filipinas.

 

Chile

Aguarda investimentos em hotelaria

 

Espera-se um significativo desembolso de recursos no setor de hotelaria, com destaque para a próxima chegada da rede de hotéis Hilton. Após anos de negociações para entrar no mercado nacional, finalmente será construido um hotel perto do aeroporto Arturo Merino Benitez (Santiago). A transnacional também quer se expandir no Brasil e na Argentina. Por outro lado, o Grupo Pestana, uma das maiores cadeias de hotéis de Portugal e com empreendimentos nos Estados Unidos, no Brasil, Moçambique, Argentina e África do Sul também está à procura de locais para construir um hotel.

 

A rede norte-americana de Hotéis Radisson inaugurará, em março de 2010, um hotel em La Dehesa (Santiago), a francesa Accor e a espanhola Barceló também anunciaram futuros investimentos. E o Grupo Saieh, local, planeja para os próximos três anos construir de seis a dez novos hotéis em Santiago e região.

 

Brasil

Monopolizarão os investimentos hoteleiros na América Latina

 

Entre janeiro e setembro deste ano foram lançados 145 novos projetos hoteleiros na América Central e do Sul, o que significa 21.750 novos quartos. O Brasil responde por mais da metade destes projetos, com quase 4.000 quartos em construção e outros 6.000 previstos.

 

México

Dois novos projetos hoteleiros no México

 

No próximo ano, a conhecida Torre Latinoamericana da capital mexicana vai se tornar um hotel que ocupará 20 dos seus 44 andares. O investimento será de cerca de cinco milhões de euros.

 

Por outro lado, o InterContinental anunciou a abertura do Holiday Inn Express Expo Guadalajara, com o qual soma 24 estabelecimentos da marca no país. O hotel fica em uma das mais importantes regiões comerciais da cidade e o projeto custou oito milhões de euros.

 

 

Peru

Turismo, atividade declarada de interesse nacional

 

A nova Lei Geral do Turismo declara esta atividade de interesse nacional e a consagra como uma política de estado para o desenvolvimento do país. O Ministro do Comércio Exterior e Turismo do Peru, Martin Perez, disse que "com esta lei, hoje começa uma nova era de turismo, é o estágio que reflete o crescimento econômico, cheio de estabilidade econômica, de estabilidade democrática, e que nos permite nos apresentarmos como uma nação de visão em longo prazo."

 

A lei estabelece as responsabilidades e funções dos governos regionais, locais e o papel do governo nacional em temas turísticos, incorpora cláusulas sobre a proteção ao turista e proporciona um marco para que o turismo funcione como eixo descentralizador e de inclusão social. O ministro destacou que sendo a segurança uma questão essencial, graças a esta Lei as instituições públicas e privadas, através da Rede de Proteção ao Turismo, terão a oportunidade e a possibilidade de defender de forma efetiva os turistas e os seus bens.

Efetiva

 

A lei é composta de 49 artigos e nove disposições finais, estabelecendo alguns princípios para a atividade, tais como a inclusão social e cultural dos grupos sociais excluídos e vulneráveis e das pessoas com deficiência; o comércio justo visando uma distribuição equitativa dos benefícios econômicos em favor da população do destino turístico; e a identidade. Entretanto, não se diz nada sobre os trabalhadores e trabalhadoras do setor e dos seus direitos, especialmente aqueles relacionados com o cumprimento da liberdade de sindicalização.

 

China e Cuba

Voltados para os Estados Unidos.

 

O Hotel Hemingway é um empreendimento cubano-chinês que começará a ser construído este ano, aparentemente com um olho no mercado dos Estados Unidos. A estatal chinesa Suntine International-Economic Trading Company e o grupo hoteleiro Cubanacán de Cuba são parceiros no projeto para construir um hotel de 600 quartos de luxo. A meta para o futuro parece ser o mercado dos Estados Unidos e não o da China.

 

Os trabalhos de remodelação já estão em curso no porto da marinha de mesmo nome, localizado em Havana, com a expectativa de que os iates procedentes dos Estados Unidos, muito em breve, chegarão à ilha, situada a apenas 145 quilômetros ao sul de Cayo Hueso, na Flórida. A empresa chinesa Suntine, com uma participação de 49 por cento, está aportando US$ 150 milhões para o projeto do Hotel Hemingway, enquanto que a Cubanacán, com 51 por cento de participação, fornece a terra e outros recursos. Suntine e Cubanacán já são parceiras em um luxuoso hotel de 700 quartos, no distrito de negócios de Xangai Pudong, que é administrado pela rede espanhola Sol Meliá.

 

Aliás, Qatar (emirado do Golfo Pérsico) e Cuba assinaram um acordo em maio passado para construir um hotel de luxo no valor de 75 milhões de dólares em Cayo Largo, ao sul de Matanzas, no oeste da ilha.

 

Sushi Itto

Ela cresce na América do Sul

 

A cadeia de restaurantes de culinária japonesa Sushi Itto vai abrir 16 novas filiais no México e na América Central. Segundo o diretor da empresa mexicana, Paolo Pagnozzi, as aberturas estão enquadradas no plano de expansão que a Sushi Itto executará até 2014 e que prevê incorporar 250 restaurantes. Atualmente possui 112 pontos de venda no México, Espanha, EUA, El Salvador, Guatemala, Panamá, Honduras, Nicarágua e St. Maarten.

 

Segundo o jornal mexicano El Financiero, atualmente a cadeia tem cerca de cinco milhões de clientes, que irá aumentar de cinco a seis por cento com as novas aberturas. Com os novos estabelecimentos, Sushi Itto criará 550 empregos diretos. Existem também negociações com investidores para abrir restaurantes na Alemanha, Oriente Médio, Peru, Brasil e Colômbia.

 

México

Unem-se NH Hotéis e Hesperia

 

A NH Hoteles e a Hesperia acabam de chegar a um acordo para a futura integração de seus negócios de gestão de hotelaria, com o objetivo de criar o "maior grupo hoteleiro urbano espanhol”. Em um comunicado conjunto, as duas companhias salientaram que a operação vai gerar "sinergias significativas" nos rendimentos e despesas. A este respeito, a NH Hoteles poderá ganhar "uma maior competitividade”, levando em conta que irá gerir os 51 hotéis que são de propriedade ou estão sendo explorados pela Hesperia atualmente, para chegar a um total de 400 hotéis operativos.

 

Por outro lado, 2011 será o ano em que a rede NH Hoteles pretende retomar seus investimentos no México, pois está previsto que, nesta época, a economia do país estará melhor, considerou o diretor da empresa para o México e o Caribe, Francisco Medina. No México, a NH Hoteles tem atualmente 16 hotéis nas principais cidades e destinos turísticos do país.

 

Holiday Inn

Inaugurado na República Dominicana

 

A rede InterContinental (IHG) acaba de anunciar o lançamento do seu primeiro hotel Holiday Inn na República Dominicana, o Holiday Inn Santo Domingo. Esta nova hospedagem será a primeira no Caribe a incorporar os novos padrões de qualidade e serviços da marca e a propriedade da IHG no país. O novo hotel tem 141 quartos e está localizado em uma das mais importantes zonas comerciais da cidade.

 

 

América Latina

O turismo vai se recuperar das consequências da gripe A e da crise em 2010

 

A crise econômica e as consequências da gripe Influenza A mergulharam o setor do turismo latino-americano em uma forte crise. No entanto, um estudo da companhia Euromonitor International garante que a situação mudará no próximo ano, que é quando se iniciará uma recuperação. O relatório também salienta que à crise econômica nos últimos meses se somou o impacto da gripe Influenza A, o que provocou, por exemplo, uma queda de 53 por cento em junho no fluxo de turistas para o México.

 

 

O Chile e especialmente a Argentina viram uma queda de 50 por cento na chegada dos esquiadores brasileiros durante o inverno austral que acaba de terminar, devido ao alerta do governo brasileiro sobre os riscos de viajar para esses dois países, duramente atingidos pelos efeitos da gripe Influenza A.

 

Chile

Preços dos hotéis em Santiago entre os mais altos na América Latina

 

Entre 130 e 630 dólares por noite varia o valor de uma suíte dupla (café da manhã incluído) em um hotel cinco estrelas ao redor do mundo, de acordo com dados compilados pelo banco UBS em 73 cidades, sendo a suite de maior valor a de Tókio e a de menor valor a da Cidade do  México. No caso de Santiago, o valor de um hotel de características semelhantes, é de mais de 290 dólares, igual ao que custa no Rio de Janeiro, e mais caro do que em outras cidades da América Latina, como São Paulo (280), Bogotá (250 ), Caracas (250), Lima (220), Buenos Aires (200) e Cidade do México (130).

 

 

Entretanto, se considerarmos uma refeição em um "bom” restaurante (que inclua entrada, prato principal e sobremesa, mas não inclui bebidas) os preços mais altos nas cidades latino-americanas são de Caracas, 59 dólares, e Buenos Aires, 34 dólares. Enquanto isso, Santiago se situa nos 32 dólares e Cidade do México nos 29.

 

Marriott

Aterriza na Colômbia

 

O Bogotá Marriott Hotel se tornou o primeiro estabelecimento do grupo norte-americano na Colômbia. É operado pela Real Hotels & Resorts, uma filial do Grupo Poma de El Salvador, com base em um acordo de franquia. O prédio fica perto da zona industrial da cidade onde estão localizadas muitas das empresas mais importantes e junto a uma torre de escritórios.

 

Além do Bogotá Marriott Hotel, as duas empresas se associaram para desenvolver um segundo hotel na Colômbia, com inauguração prevista para 2010. Será o JW Marriott Hotel Bogotá. Além disso, o Real Hotels & Resorts tem em franquias outras propriedades da Marriott no Caribe e na América Latina, incluindo o Hotel Marriott em Puebla, no México e o recém-inaugurado Guanascate JW Marriott Resort & Spa, na Costa Rica.

 

Riu

Investirá 85 milhões de euros no seu primeiro hotel urbano

 

A rede espanhola Riu, concentrada até agora no segmento de férias, decidiu dar o salto para a hotelaria urbana e criar uma nova linha chamada Riu Plaza.

 

O primeiro hotel desta divisão, no qual se investirão 125 milhões de dólares (85 milhões de euros), é um hotel de cinco estrelas a ser lançado na Cidade do Panamá, estando programado para começar a operar em novembro do próximo ano.

 

 

 

Em Montevideo, Enildo Iglesias

Rel-UITA

13 de outubro de 2009

Enildo Iglesias

 

 

 

 

artículos relacionados

INFO HRCT 009 |  04-9-2009
Hotelería, Catering y Turismo en América Latina

INFO HRCT 008 |  21-8-2009
Hotelería, Catering y Turismo
en América Latina  

INFO HRCT 007 |  20-7-2009
Hotelería, Catering y Turismo
en América Latina  

INFO HRCT 006 |  10-7-2009
Hotelería, Catering y Turismo
en América Latina  

INFO HRCT 005 | Brasil   5-6-2009
Hotelería, Catering y Turismo en América Latina
 

Info HRCT | 004 | 30-1-2009

Hotelería, Catering y Turismo en América Latina

Rel-UITA | Enildo Iglesias

003 | Brasil   19-11-2008
Sector catering
La Rel-UITA captará nuevos afiliados
| Rel-UITA

Info HRCT | 002 | 21-10-2008

Hotelería, Catering y Turismo en América Latina

Rel-UITA | Enildo Iglesias

Info HRCT | 001 | 16-10-2008
Hotelería, Catering y Turismo en América Latina
Rel-UITA | Enildo Iglesias

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905