sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

 

  Argentina

Galería fotográfica

2ª Conferência dos Trabalhadores do Setor das Carnes do Mercosul

Diante de ameaças e desafios vividos, a organização
é a resposta

 

Começou ontem, em Buenos Aires, a 2ª Conferência dos Trabalhadores do Setor das Carnes do Mercosul, com representantes de mais de 200 organizações sindicais da Argentina, Brasil e Uruguai, e o acompanhamento da Federação da Alimentação e do Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia.
 


Na sede da União Argentina dos Trabalhadores Rurais e Estivadores (UATRE), conduzida pelo seu secretário-geral, Gerónimo Venegas, e com uma mesa formada por Carlos Figueroa, secretário de Relações Institucionais da UATRE, Alberto Fantini, secretário-geral da Federação Gremial do Pessoal da Indústria da Carne, Neuza Barbosa, vice-presidente do Comitê Executivo Latino-Americana da UITA, Gerardo Iglesias, secretário regional da UITA e Heriberto Serrizuela, secretário-assistente da UATRE -que presidiu a Conferência pela manhã- os trabalhadores e trabalhadoras do setor começaram a trocar informações sobre a realidade em cada um dos seus países.

 
A política de expansão de algumas empresas transnacionais na região, especialmente as brasileiras, está criando sérios desafios para as organizações sindicais, que se preparam para enfrentar as mudanças que estão ocorrendo em alta velocidade no setor.
 
Destacam-se as diferenças entre o setor bovino e o setor avícola, já que o primeiro está em plena crise devido à falta de matéria-prima na Argentina e no Uruguai, enquanto o segundo está em uma forte fase de crescimento como resultado do crescimento da demanda internacional e da reafirmação da região como principal produtora de frangos em nível mundial.
 
As exposições dos delegados e delegadas apresentaram um panorama de problemas e ameaças em comum, o que torna evidente a necessidade de uma coordenadoria sub-regional do setor, cuja criação é um objetivo central desta Conferência.
 
Hoje, terça-feira 26, os participantes debaterão precisamente este ponto, devendo resolver a concretização da proposta, bem como o conteúdo de uma coordenação no âmbito do Mercosul, sua missão, objetivos, estratégia e autoridades.

Em Buenos Aires, Carlos Amorín

Rel-UITA

28 de outubro de 2010

 

 

 

 

 

artículos relacionados 

 

5-10-2010  Argentina - FRIGORÍFICOS  Versión en ESPAÑOL  suomi
Con Carlos Molinares
Importante conquista para los trabajadores de las avícolas
Rel-UITA | Gerardo Iglesias
12-8-2010  Argentina - CARNE  Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS   english version   suomi
Trabajadores avícolas con jubilación especial
“Esta medida no debe ser vista como un privilegio, sino como un merecido derecho”, afirmó Fantini 
 Crónica Sindical 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905