compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

    Perú

 

 

AmBev é pega em flagrante

 

Inspetor do Ministério do trabalho constatou descumprimento

 

A violação dos direitos dos trabalhadores da Companhia Cervejeira AmBev Peru, devido ao descumprimento do convênio coletivo 2008, foi constatada, segunda-feira passada, pelo inspetor da sede regional de Sullana do Ministério do Trabalho que visitou as instalações da empresa.

 

A empresa não vem reconhecendo o Convênio Coletivo assinado no ano passado com o Sindicato Único de Trabalhadores da Companhia Cervejaria AmBev Peru (SUTAMBEV), alegando que este caducou em 31 de dezembro de 2008. Com isto, está transgredindo normas legais que indicam, sem dúvida alguma, que o Convênio continua vigente até que seja aprovado o novo.

 

A AmBev Peru faz parte da AB-Inbev, a maior cervejaria do mundo, e produz para o mercado peruano as marcas Brahma e Zenda. Possui duas fábricas, uma de cerveja e refrigerantes na localidade de Huachipa, a poucos quilômetros de Lima, e outra exclusiva de refrigerantes em Sullana, Piura, departamento localizado na costa norte do Peru, a 981 quilômetros da capital.

 

Claudia Muchaypiña Braudy, gerente de Pessoal, ao receber o inspetor do Ministério do Trabalho, afirmou que as questões legais da empresa são vistas pelo assessor jurídico Juan Carlos Cortés Carcelen, advogado que realizou consultorias para o Ministério do Trabalho, conforme se registra na  Adjudicação de Menor Quantia Nº 1103-Cepamc-2006.

 

Manuel Córdova, secretário geral do SUTAMBEV, diante das reiteradas negativas dos representantes da empresa em encontrar solução para a pauta de reivindicações de 2009 – apresentada no dia 27 de novembro de 2008 - informou ao Sirel que, a partir do dia de hoje, 10 de março, realizarão plantões no refeitório, na hora do almoço, e como forma de protesto não se servirão dos alimentos.

 

“São sinais que enviamos à empresa para que entenda que não vamos retroceder. Na quarta-feira 11, dia em que retomaremos a discussão sobre a pauta de reivindicações, os trabalhadores com esposas e filhos ficarão de plantão em frente da sede do Ministério do Trabalho em Sullana, onde nos reuniremos com os representantes da empresa”.

 

Nós, trabalhadores, “exigimos da AmBev respeito aos direitos trabalhistas e sindicais, o cumprimento de seus próprios compromissos éticos e que promova ações para o benefício da sociedade de Sullana porque, para nós, o que a empresa diz sobre responsabilidade social, e o que ela faz, são coisas totalmente diferentes”.

 

O dirigente sindical lamentou que a AmBev, que iniciou suas atividades em Sullana em 2004, adote práticas condenáveis, esquecendo-se do que em 2006 a levou a ser eleita a empresa-modelo pelo Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, cujo objetivo é difundir e promover melhores práticas de responsabilidade corporativa. Além disso, a Companhia foi premiada por promover o consumo responsável de cervejas e por atuar com indicadores crescentes de eco-eficiência.

 

Se não chegarem a um acordo, o SUTAMBEV paralisará a fábrica Sullana desta transnacional, que viola seus compromissos e que hostiliza sistematicamente os trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados.

   

 

En Lima, Julia Vicuña Yacarine

Rel-UITA

10 de marzo de 2009

 

 

 

artículos relacionados

3-3-2009   Perú   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS
AmBev le niega los útiles escolares a los hijos de los trabajadores
Quedaron estancadas las negociaciones del pliego de reclamos del SUTAMBEV filial Sullana

Rel-UITA | Julia Vicuña
Yacarine

11-2-2009   Perú   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS

AmBev estaría cocinando un despido masivo y antisindical

Rel-UITA | Julia Vicuña Yacarine

30-1-2009   Perú - AmBev
AmBev multada por infracciones en "MATERIA DE RELACIONES LABORALES"
Pronunciamiento de SUTAMBEV

Rel-UITA | SUTAMBEV

27-1-2009   Perú - AmBev
Continúa la amenaza de despidos colectivos
SUTAMBEV se retira de la negociación directa

Con Manuel Cordova
Rel-UITA | Amalia Antúnez

21-1-2009   Perú  Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
AmBev Perú anuncia cese colectivo de trabajadores en su fábrica de Sullana
Con Manuel Cordova
Rel-UITA | Amalia Antúnez

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905